Apple prepara evento especial dedicado ao Spatial Audio na WWDC 2021

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Arranca hoje a maior conferência anual da Apple dedicada sobretudo ao software, a WWDC 2021. A palestra de inauguração (keynote) trará vários executivos da empresa ao palco, começando às 18 horas de Lisboa com transmissão em direto no YouTube e mais canais.

Há, no entanto, uma segunda conferência a ser preparada, sendo dedicada exclusivamente ao áudio, com início marcado logo após o término da keynote de abertura. Será um evento especial dedicado ao Spatial Audio e ao serviço de música da empresa, o Apple Music.

A WWDC 2021 arranca hoje às 18h de Lisboa

O evento dedicado à música e ao áudio espacial foi anunciado na página oficial da Apple Music durante o último fim de semana, sendo apontada na página norte-americana. Entretanto, os utilizadores começaram a dar conta desse mesmo anúncio nos seus perfis.

Note-se que ao aceder à página portuguesa, ou europeia, do serviço de streaming de música mediante a assinatura mensal, não está disponível na nossa região. No entanto, podemos ver uma das partilhas feitas pelos utilizadores mais abaixo.

O tweet (publicação no Twitter) informa-nos sobre a data e hora de início da palestra dedicada ao Áudio Espacial, a tecnologia proprietária da Apple. A indicação aponta o seu início logo após o fim da conferência de lançamento do evento.

O Spatial Audio estará em grandes destaque na WWDC 2021

Este será um evento "surpresa" uma vez que a Apple não o havia mencionado até ao momento. Resta saber, contudo, o teor desta segunda apresentação e quem será o principal público alvo da mesma, muito provavelmente, os programadores.

Importa também frisar que a Apple anunciou o suporte do Spatial Audio para o serviço Apple Music, bem como a introdução do novo padrão de streaming para maior qualidade de áudio, o seu lossless. Assim, contamos com uma explicação detalhada sobre ambas as novidades para o maior rival atual da Spotify.

Vale ainda frisar que a Apple havia prometido o seu lançamento e disponibilização durante o mês de junho. Desse modo, consideramos que esta é a oportunidade perfeita para a Apple fazer chegar este reforço de qualidade aos seus utilizadores.

Melhoria generalizada da qualidade de áudio no serviço Apple Music

Contamos também com um reforço da sua presença em dispositivos e auriculares Apple equipados com os processadores H1 e/ou W1. Entre estes produtos temos, por exemplo, todos os AirPods e auscultadores da Beats. Mais abrangente que o padrão estéreo, a Apple afirma que este é o novo padrão de qualidade e envolvência para o som.

O lançamento do Spatial Audio no Apple Music trará milhares de música, já produzida para tirar partido do padrão Dolby Atmos, para o seu serviço. De acordo com a gigante de Cupertino, a nova experiência sonora será o padrão a seguir daqui em diante.

Por fim, tanto o suporte para Spatial Audio como o novo formato lossless chegarão aos utilizadores sem qualquer custo. Isto é, passarão a estar disponíveis no serviço Apple Music sem nenhum encargo para o utilizador.

Editores 4gnews recomendam:

  • OnePlus Nord CE: smartphone chega a 10 de junho e já vimos o seu preço
  • Honor 50: design confirmado em imagens oficiais do smartphone
  • PlayStation Plus: aproveita o desconto de 25% na subscrição (tempo limitado)
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.