iPhone SE 4 será a maior ameaça aos smartphones Android

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

Os mais recentes rumores sugerem que o iPhone SE 4 será um dos maiores rivais dos próximos smartphones de gama média Android graças a novas funcionalidades e novidades. Terá, entre outras opções, a autenticação com Face ID e novos trunfos da Apple.

Atualmente a Apple tem mais que um modelo do seu smartphone iOS, tendência inaugurada com o iPhone 5c, o modelo mais acessível e colorido da empresa. Entretanto, a tecnológica lançaria também o iPhone SE, um modelo mais compacto e também acessível.

iPhone SE 4 pode chegar em 2024

Apple iPhone SE 4

Volvidas agora três gerações desde smartphone mais económico, a Apple estará já a preparar o iPhone SE 4, o modelo de quarta geração que pode surpreender os utilizadores. Ao que tudo indica, será um dos melhores rivais para os smartphones Android.

As novidades são agora avançadas pelo utilizador de Twitter / X que avança várias especificações técnicas do produto. Importa frisar que esta mesma fonte também deu a conhecer recentemente alguns detalhes do chipset A17 Bionic a integrar os iPhone 15 Pro.

Atentando agora nos detalhes para o modelo mais acessível, a fonte refere que o iPhone SE 4 terá o mesmo design do iPhone 14, integrando até o sistema de Face ID e porta USB do Tipo C. Poderá ainda ter o novo botão de ação, tal como os iPhone 15.

Smartphone deve integrar o sistema Face ID da Apple

More about the SE 4 - planned features and design changes:- Design based on iPhone 14- Face ID - USB-C - Action button 👀- Only one rear camera

— Unknownz21 🌈 (@URedditor) 13 de agosto de 2023

Entre os detalhes apontados está a presença de uma única câmara fotográfica na traseira. Em contraposição o iPhone 15 terá duas câmaras traseiras, ao passo que o iPhone 15 Pro três câmaras, tal como a atual geração iPhone 14.

A proposta de valor dos iPhone SE sempre foi clara. Trata-se de um iPhone com boas funções, as essenciais para entregar o nível de qualidade e experiência de utilização iOS, com um preço menor. É uma séria aposta na relação qualidade / preço pela Apple.

Até ao momento os modelos de iPhone SE têm mantido um formato e design antigo, baseado no iPhone 8 por exemplo. Daqui em diante, o próximo modelo pode assim basear-se no atual iPhone 14, mas apresentando apenas uma câmara fotográfica traseira.

Forte aposta na relação qualidade / preço para este smartphone iOS

Apple could finally be ditching the iPhone 8-based iPhone SE design according to @URedditor. The iPhone SE 4 could allegedly be based on the iPhone 14 Chassis with Face ID and:• Action Button• USB-C• Single lens camera moduleConcept image for visualization purposes pic.twitter.com/an34L4x0eA

— 9TechEleven (@9techeleven) 13 de agosto de 2023

A presença do sistema Face ID será um grande salto de qualidade para estes telemóveis acessíveis de Cupertino. Estará presente na notch do dispositivo móvel, mas dificilmente integrará as mesmas funções da Ilha Dinâmica dos modelos mais avançados.

Em todo o caso, é certo que também terá a porta USB do Tipo C, ainda que vários pormenores técnicos sejam desconhecidos. Qual será o tipo de ecrã utilizado? Continuaremos a ter um painel IPS LCD, ou finalmente teremos a transição para AMOLED?

Mais ainda, qual será o modelo de processador empregue pela Apple? O chipset A16 Bionic é uma forte probabilidade, sobretudo se este smartphone for efetivamente apresentado em 2024. Por fim, o pormenor mais importante de todos, o preço!

Em todo o caso, se a Apple jogar bem as suas cartas, este iPhone SE 4 pode realmente ser a maior ameaça aos smartphones Android de gama média nos próximos anos.

The iPhone SE 4 is now rumored to feature a 6.1-inch OLED display and launch in early 2025.This means the iPhone SE 4 will not only be a redesign, but a HUGE upgrade compared to the current generation, likely taking on the design of the iPhone 12 or 13.What do you think? pic.twitter.com/HQTG5h6u1X

— Abby ☕️ (@WinterSkiis) 11 de agosto de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.