Apple poderá dizer adeus à Rússia! Nova lei obriga instalação de Apps russas

Vitor Urbano
Comentar

Vladimir Putin, Presidente da Rússia, está novamente no centro das atenções depois de ter assinado uma nova legislação extremamente polémica. Esta nova lei vem proibir a venda de qualquer smartphone, computador ou Smart TV que não tenham aplicações russas pré-instaladas.

De acordo com as informações avançadas pela Reuters, esta lei irá entrar em vigor a partir do dia 1 de julho de 2020. Até lá, o governo irá criar uma lista de aplicações russas que irão precisar de estar pré-instaladas em todo e qualquer dispositivo.

Apple Rússia Vladimir Putin

Apple não deverá reagir bem a esta nova lei

Ao que parece, o governo aprovou esta lei sem nunca ter consultado nenhuma das grandes fabricantes e já está a ser extremamente criticada. Já se está a espalhar uma preocupação entre os utilizadores de que, muitas das grandes empresas acabem por abandonar o mercado russo.

Esta é certamente uma possível realidade, uma fonte próxima da Apple deu a entender que a fabricante poderá ser "obrigada" a abandonar a Rússia por completo. A instalação de aplicações de terceiros no ecossistema da Apple é equivalente ao conhecido procedimento de jailbreak.

Este tipo de situação apresenta-se como um risco de segurança muito sério que, a Apple não irá certamente permitir. Por isso, caso Vladimir Putin não encontre solução para resolver este precalço, o mais provável é que a Apple acabe por remover toda a sua presença da Rússia.

Governo poderá utilizar estas aplicações para espiar a sua população

O presidente aprovou esta lei afirmando que irá ajudar os developers russos a competir de forma mais justa com as grandes empresas que dominam o mercado. No entanto, são muitas as preocupações de que essa é apenas uma "desculpa esfarrapada".

Ao colocar estas aplicações em todos os computadores, smartphones e Smart TVs, o governo poderá ficar com todas as ferramentas que precisa para espiar a sua população. Literalmente, com acesso ilimitado a estes três produtos, serão capazes de controlar todo e qualquer movimento de qualquer cidadão na Rússia.

Editores 4gnews recomendam:

Comentar
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.