Apple poderá dizer adeus à Rússia! Nova lei obriga instalação de Apps russas

Vitor Urbano
Vitor Urbano
Tempo de leitura: 1 min.

Vladimir Putin, Presidente da Rússia, está novamente no centro das atenções depois de ter assinado uma nova legislação extremamente polémica. Esta nova lei vem proibir a venda de qualquer smartphone, computador ou Smart TV que não tenham aplicações russas pré-instaladas.

De acordo com as informações avançadas pela Reuters, esta lei irá entrar em vigor a partir do dia 1 de julho de 2020. Até lá, o governo irá criar uma lista de aplicações russas que irão precisar de estar pré-instaladas em todo e qualquer dispositivo.

Apple não deverá reagir bem a esta nova lei

Ao que parece, o governo aprovou esta lei sem nunca ter consultado nenhuma das grandes fabricantes e já está a ser extremamente criticada. Já se está a espalhar uma preocupação entre os utilizadores de que, muitas das grandes empresas acabem por abandonar o mercado russo.

Esta é certamente uma possível realidade, uma fonte próxima da Apple deu a entender que a fabricante poderá ser "obrigada" a abandonar a Rússia por completo. A instalação de aplicações de terceiros no ecossistema da Apple é equivalente ao conhecido procedimento de jailbreak.

Este tipo de situação apresenta-se como um risco de segurança muito sério que, a Apple não irá certamente permitir. Por isso, caso Vladimir Putin não encontre solução para resolver este precalço, o mais provável é que a Apple acabe por remover toda a sua presença da Rússia.

Governo poderá utilizar estas aplicações para espiar a sua população

O presidente aprovou esta lei afirmando que irá ajudar os developers russos a competir de forma mais justa com as grandes empresas que dominam o mercado. No entanto, são muitas as preocupações de que essa é apenas uma "desculpa esfarrapada".

Ao colocar estas aplicações em todos os computadores, smartphones e Smart TVs, o governo poderá ficar com todas as ferramentas que precisa para espiar a sua população. Literalmente, com acesso ilimitado a estes três produtos, serão capazes de controlar todo e qualquer movimento de qualquer cidadão na Rússia.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple prepara várias mudanças nos seus iPhone já a partir de 2020
  • Spotify para iOS recebe finalmente uma desejada funcionalidade!
  • App transforma o teu iPhone num iPod Classic (vídeo)
Vitor Urbano
Vitor Urbano
Sempre de mão-dada esteve a tecnologia, o desporto e o mundo gaming. Por isso, se não estiver a escrever sobre o que de novo há no mundo da tecnologia, o mais provável é estar a jogar uma partida de Ultimate Team no FIFA 19.