Apple pode inovar com botão de captura do iPhone 16

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Tempo de leitura: 1 min.

A Apple está a preparar uma novidade significativa na interação com o seus smartphones com a adição de um "botão de captura" inovador nos modelos iPhone 16. A possibilidade de adição deste botão foi inicialmente avançada em setembro e confirmada em dezembro por Mark Gurman da Bloomberg.

Segundo o The Information, este botão mecânico responde tanto à pressão quanto ao toque. O mesmo situa-se no lado direito do iPhone, abaixo do botão de ligar/desligar. Esta localização estratégica foi escolhida para garantir fácil acesso quando o iPhone está na orientação horizontal, ideal para captar vídeo.

Lateral dos iPhone 16 Pro com o botão de captura. Crédito: MacRumors
Lateral dos iPhone 16 Pro com o botão de captura. Crédito: MacRumors

Gestos de zoom e focagem no novo botão do iPhone 16

Este vai ser mais que um botão ligar ou desligar a câmara. Os utilizadores do iPhone 16 poderão executar várias ações com gestos simples. Por exemplo, um deslizar para a esquerda ou para a direita permite zoom in e out.

Além disso, a leve pressão deve focar a imagem e uma pressão mais intensa ativa a gravação. Ao longo dos anos falava-se da possibilidade de termos um iPhone sem botões. Mas com esta adição os botões ganham mais preponderância.

Para acomodar esta novidade, a Apple planeia mover a antena mmWave. Esta encontra-se localizada na mesma posição, para o lado esquerdo do dispositivo. Cada vez mais a Apple parece querer tornar o iPhone numa alternativa viável às câmaras tradicionais para gravação de vídeo horizontal.

A introdução deste botão no iPhone 16 é vista pela Apple como um ponto de venda crucial. Pode atrair novos utilizadores e solidificar ainda mais a posição da marca no mercado de smartphones. Ao inovar na forma como os utilizadores captam vídeo, mostra cada vez mais um dos grandes focos do equipamento,

É importante notar que o design do iPhone 16 ainda não foi finalizado. Isto significa que tanto a função quanto o design do botão de captura podem sofrer alterações.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Está na 4gnews desde 2017, onde dá asas à sua paixão por escrever sobre as novidades tecnológicas. Durante esse período já fez mais de 100 reviews e marcou presença em alguns dos grandes eventos tecnológicos, como a Mobile World Congress e IFA.