Apple pode ceder numa característica há muito esperada e incluí-la no iPhone 14 Pro

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Há muito que os utilizadores esperam que a Apple ceda, de uma vez por todas, e inclua uma porta USB no iPhone.

Agora várias fontes avançam que tal poderá tornar-se uma realidade já no próximo iPhone 14 Pro e apresentam as razões que justificam a inclusão de tal especificação.

Três argumentos de peso podem fazer a Apple ceder

São cada vez mais as vozes que pedem à Apple para incluir uma porta USB no seu smartphone e agora o site iDropNews avança que a empresa de Cupertino está a considerar seriamente em incluir uma porta USB Tipo-C no próximo iPhone 14 Pro.

E existem três argumentos fortes para a empresa de Tim Cook ceder neste ponto. São eles:

1. Evitar questões legais na União Europeia e EUA
Tanto a União Europeia como os Estados Unidos da América estão a criar legislação que promove a unificação da interface de carregamento em todos os equipamentos. Por outras palavras, ambos os territórios querem que toda a eletrónica de consumo tenha a mesma forma de carregamento que será a porta USB. Nesse sentido, para evitar problemas legais a Apple pode equipar o seu smartphone com esta interface, à semelhança do que fez com o iPad Pro que inclui uma porta USB Tipo-C.

2. Diminuir o impacto no meio ambiente
A Apple tem vindo a tomar uma série de medidas para que os seus equipamentos tenham o menor impacto possível no meio ambiente, como por exemplo, não incluir plástico nas suas embalagens. Se a Apple incluir uma porta USB nos seus equipamentos, vai incluir uma interface de carregamento igual à dos dispositivos Android. Tal vai resultar em carregadores únicos, compatíveis com mais equipamentos e com uma vida útil mais prolongada. Tudo somado temos menos desperdício tecnológico a afetar de forma prejudicial o meio ambiente.

3. Aumentar a velocidade de transmissão
Esta será, talvez, a razão que mais afeta diretamente os utilizadores de equipamentos Apple. A interface Lightning oferece uma velocidade de transmissão de dados semelhante à da porta USB 2.0. O que significa que os utilizadores que trabalham com vídeo sofrem com a velocidade de transmissão de dados que, por norma, é mais longa do que com outras interfaces.

Para termos uma ideia mais específica , um vídeo 4K com duas horas de duração demora três horas e 45 minutos a ser carregado com a interface Lightning enquanto que com uma porta USB 4 demora cerca de 2 minutos e 38 segundos.

Recentemente, um estudante universitário chinês conseguiu inserir uma porta USB Tipo-C num iPhone X. E melhor do que toda a atenção global que teve foi o facto de ter conseguido vender o modelo, na plataforma eBay, por 550 mil dólares, ou seja, algo como 480 mil euros.

Este é um sinal claro de que os utilizadores anseiam que a Apple faça esta alteração na próxima geração do seu smartphone. E, por estas últimas notícias, tudo indica que é desta vez que vão ser ouvidos e vamos ver o iPhone, ou pelo menos um modelo, com porta USB incluída.

Editores 4gnews recomendam:

  • Este smartphone Android tem a melhor bateria, e bateu o iPhone 13 Pro Max
  • Um iPhone todo em vidro? A Apple registou a patente
  • Apple atualiza iPhone 12 e iPhone 13 para não teres este problema
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt