Apple pode adiar o iPadOS 16. E a culpa é desta novidade

Bruno Coelho
Comentar

O mês de setembro será mês de Apple. É esperado o lançamento dos novos iPhone 14, Apple Watch Series 8 e AirPods Pro 2. E no campo dos sistemas operativos, é de esperar o lançamento do iOS 16, watchOS 9 e iPad OS 16. No entanto, há novos dados neste sentido.

Ao que é indicado pela Bloomberg, a Apple planeia lançar o iPadOS 16 um mês após o lançamento do iOS 16. Isto significa que o iOS 16 chegaria em setembro, como habitual, e o iPadOS em outubro.

Stage Manager será o culpado do adiamento do iPadOS 16

Ao que é indicado pela mesma fonte, o adiamento do iPadOS 16 prende-se o novo sistema de multitarefas Stage Manager. Este estará a demorar mais tempo a desenvolver do que se esperava.

Stage Manager

O Stage Manager tem sido bastante criticado pelo desenvolvedores, ao longo desta fase beta de desenvolvimento do software. Tem-se mostrado bastante confuso e com bastantes erros. Além disso, apenas é compatível com os iPad com M1.

Esta estratégia até pode fazer sentido, dada a cronologia de lançamentos da Apple. Com novos iPad Pro com M2 e iPad base com USB-C a poderem chegar em outubro, seria a altura ideal para lançamento a versão final do iPadOS 16.

À Bloomberg, a Apple recusou fazer comentários sobre este assunto. Mas os planos até podem ser ligeiramente diferentes. À semelhança de outros anos, o iPadOS 16 pode ser lançado na versão final sem algumas das características previstas.

Uma dessas características em falta poderá ser o Stage Manager. Dessa forma, a Apple teria mais tempo para melhorar a funcionalidade, e lançá-la numa das versões seguintes do iPadOS 16.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Vive entre a paixão pela escrita, a música e a tecnologia. Licenciou-se em Ciências da Comunicação na Universidade da Beira Interior em 2015, e fez parte da equipa que fundou o Jornal de Belmonte. Produziu vários podcasts independentes pelo caminho. Come especificações ao pequeno-almoço.