Apple perde 3 designers de longa data: sinal dos tempos?

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 2 min.

A Apple acabou de perder 3 membros da equipa considerados essenciais para qualquer fabricante. Três designers decidiram a abandonar a empresa que já estavam com a Apple há vários anos.

A equipa de designers da Apple contém pouco mais de 20 pessoas portanto estamos a falar de um grupo de colaboradores bastante seletivo. São eles que trabalham em todo o conceito dos produtos da maçã.

Entre si, os designers que vão sair reunem mais de 35 anos de experiência na empresa. Um dos ex-membros, Rico Zorkendorfer, deu uma resposta políticamente correcta dizendo que "não há nada a temer" visto que a Apple tem outros membros promissores.

Contudo, todas estas mudanças não deixam de refletir uma espécie de sinal dos tempos para a Apple. A empresa simplesmente não pode dar-se ao luxo de estagnar mas por outro lado não pode ignorar a sua linhagem de produtos de design consistente.

Os tempos mudam e a Apple também terá de o fazer

Falando em produtos esta saída coincide ironicamente com uma época difícil nas vendas de iPhones. A Apple já não consegue vender o seu telemóvel premium como dantes e isso reflete-se nestas mudanças.

As coisas estão de tal forma diferentes que a Apple decidiu apostar mais em serviços. Como deves saber, a empresa apostou em serviços de subscrição de notícias, jogos e no futuro conteúdos originais.

Além dos existentes Apple TV e Apple Music, teremos Apple News, Apple Arcade e até mesmo um sistema de cartão de crédito da Apple. Se as pessoas já se envidividavam para comprar produtos da maçã, ainda mais fácil será agora.

A Apple sempre foi especialista em manter o que resulta e tomar poucos riscos

O lendário e falecido CEO Steve Jobs tem várias citações sobre o mundo da tecnologia. Uma das mais relevantes em relação a esta saída dos designers é oriunda de uma entrevista em 2003 para o New York Times.

Nessa entrevista, Jobs menciona como o público geral tem uma ideia errada do significado de design, assumindo que se trata do aspecto do produto. Contudo, o CEO esclarece que o design trata-se de como o produto funciona.

Design sempre foi um ponto de grande foco na Apple, quer gostemos ou não das suas escolhas. A verdade é que a empresa se tem mantido consistente nos seus designs ao longo dos anos, sem arriscar muito.

Um dos seus riscos mais recentes foi a inclusão da notch no iPhone X, eliminando o mítico botão frontal nos seus iPhone e iPad. Apesar das queixas de alguns utilizadores, a mudança foi um sucesso massivo e foi imitada por outras empresas concorrentes, persistindo até hoje.

Editores 4gnews recomendam:

  • Google bane da Play Store um dos seus maiores contribuidores
  • Video conceito mostra-nos como seria o smartphone dobrável da Apple
  • Cuidado, Spotify! Amazon prepara serviço de streaming para audiófilos
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.