Apple Pencil de 2ª geração esconde uma verdade inconveniente...

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.
Apple iPad Pro iOS 12.1 Apple Pencil
Podes encostar a caneta nas suas arestas para começar a carregar.

A tecnológica de Cupertino surpreendeu o mundo com a sua última apresentação há escassos dias atrás. Evento durante o qual ficamos a conhecer duas novas variantes do seu tablet iOS. Nesse sentido, temos agora o Apple iPad Pro de 11 polegadas bem como o Apple iPad Pro de 12.9 polegadas. Temos também uma nova Apple Pencil.

Com efeito, caso já tenhas um dos modelos anteriores do iPad Pro e uma das suas canetas, a Apple Pencil e queiras comprar um dos novos tablets temos más notícias para ti. Bom, nada que não se resolva com mais alguns euros mas terás que comprar uma nova caneta.

Vê ainda: A placa gráfica certa para cada tipo de utilizador de PC em 2018

Em primeiro lugar, a nova Apple Pencil está repleta de novas funções e resolve o maior problema da mesma, o carregamento. Se até agora a tinhas de carregar via porta Lightning, no novo Apple iPad Pro não tens sequer uma porta Lighting.

Em boa verdade tens apenas uma porta USB do Tipo C pelo que a compatibilidade com a caneta anterior sai desde logo anulada. Em segundo lugar, a nova caneta (Apple Pencil), é capaz de carregar sem teres que lhe ligar qualquer cabo.

Chegou a nova Apple Pencil de 2ª geração...

Nesse sentido bastará encostar esta caneta a uma das laterais dos novos iPad Pro para que esta comece a carregar via wireless. Mais ainda, a caneta ficará bem segura graças aos ímans presentes no tablet em si. Processo que também pode desencadear outras ações no tablet bem como na caneta em si. Todavia, a compatibilidade com a primeira geração de canetas está assim completamente fora de questão.

Apple Pencil Apple iPad Pro
A nova geração desta caneta é mais cara e não funciona com os tablets anteriores.

Em segundo lugar, a nova caneta não funcionará nos tablets anteriores da linha Pro. De igual forma, as canetas de primeira geração não funcionam nos novos tablets iOS da linha "Pro". Em suma, nada de retro-compatibilidade.

Compatível apenas com os novos Apple iPad Pro (3º geração)

Todavia, a segunda geração desta caneta está mais versátil do que nunca. Possui até um novo botão que desencadeará várias ações personalizáveis pelo utilizador. Já para não falar da simplicidade no seu carregamento, sem qualquer necessidade de cabos.

Este botão permitirá, por exemplo, um duplo toque para alternar entre as funções de lápis e borracha. Todavia, poderás definir um sem fim de comportamentos / acções para este novo botão da caneta em si.

Ainda assim, a nova Apple Pencil é mais cara do que a sua antecessora. Nesse sentido o novo gadget custa 135€ ao passo que a primeira geração custava 100€.

Editores 4gnews recomendam:

Mac Mini é oficial. Mais potente com o mesmo tamanho!

Apple Macbook Air revelado de forma oficial com novo design

Waze recebe nova funcionalidade para se manter a par do Google Maps

Fonte | via

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.