Apple: patente revela nova alternativa ao USB-C no iPhone

Carlos Oliveira
Comentar

A Apple submeteu recentemente uma nova patente que nos poderá ter revelado a próxima grande novidade do iPhone. Em causa está uma nova entrada para carregamento que poderá substituir o Lightning e o tão requisitado USB-C.

Este documento sustenta a teoria de que a Apple não deverá transitar para o USB-C nos seus smartphones. Ao invés, a tecnológica americana prepara uma nova entrada proprietária, mais conveniente que a usada atualmente.

Apple entrada magnética

iPhone poderá usar uma nova entrada magnética

No documento submetido para aprovação junto das entidades americanas, ficamos a conhecer um novo tipo de entrada para o iPhone. A nova entrada será magnética e assemelha-se bastante ao que outrora fora usado nos MacBook como MagSafe.

Desta feita, as ilustrações revelam-nos um conector com uma ponta arredondada que se acoplará ao iPhone para carregamento. Sendo magnético, isso implica que um puxão no cabo o poderá desconectar do dispositivo em vez de o trazer consigo.

Não sabemos se esta tecnologia poderá fazer a sua estreia já em 2021 no lançamento dos iPhone 13. Mas uma vez que a mesma já se encontra devidamente aprovada, a Apple tem todas as condições para o fazer.

Caso o faça, desvanece a teoria de que a próxima geração de dispositivos móveis da Apple abraçará uma ideologia sem qualquer porta. Essa abordagem suscita ainda muitos receios no seio da empresa e isso poderá atrasar a sua adoção.

USB-C no iPhone parece cada vez menos provável

Há dias o conceituado analista Ming-Chi Kuo profetizou, num dos seus relatórios, que a Apple não tem intenções de introduzir o USB-C nos seus iPhone. A tecnológica justifica tal opção com receios na resistência à água dos equipamentos e ainda com o seu programa de acessórios "Feitos para o iPhone".

Esse documento afirma que é mais provável vermos um iPhone sem portas do que um com USB-C. Contudo, o desaparecimento do Lightning não seria esperado nos próximos anos.

Com a revelação desta patente, verificamos que a Apple está a estudar uma alternativa ao Lightning e que essa não passa pelo USB-C. Resta agora saber se esta nova tecnologia alguma vez virá a ser empregue nos produtos da empresa.

Editores 4gnews recomendam:

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tendo já passado por várias casas, a 4gnews é aquela que me segura desde 2015. Com um desejo insaciável de me manter atualizado tecnologicamente, a partilha desse conhecimento é apenas o seguimento natural das coisas.