A semana tecnológica ficará marcada pelo evento Wonderlust a 12 de setembro onde a gigante de Cupertino apresentou a gama iPhone 15. Temos agora quatro novos modelos de iPhone, o iPhone 15, iPhone 15 Plus, iPhone 15 Pro e iPhone 15 Pro Max da Apple.
Entre as principais melhorias temos as câmaras fotográficas reforçadas no iPhone 15 e iPhone 15 Plus com sensores de 48 MP, além da introdução da Ilha Dinâmica nestes modelos-base.
A isto somam-se os novos esquemas de cor para renovar o interesse nestes telefones Apple mais acessíveis e cativantes para quem estiver à procura de um upgrade.
Evento Wonderlust marcou a atualidade tecnológica em setembro de 2023
Em todo o caso, as atenções repousaram sobretudo nos iPhone 15 Pro e sobretudo no iPhone 15 Pro Max que apresenta uma nova objetiva com ampliação ótica de cinco vezes (zoom ótico de 5x). Já no modelo Pro (normal), este valor mantém-se nas 3x.
Há também um ecrã ainda melhor, a introdução de um botão multi-funções onde até agora residia o interruptor das notificações e, ainda mais importante, a introdução do titânio na sua construção.
Este material vem substituir o aço inoxidável empregue pela Apple até então, apresentando como principal vantagem o facto de ser mais leve e igualmente (ou até mais) robusto.
Há ainda um novo processador - Apple A17 Pro - com litografia de 3 nm que o torna no mais eficiente do mercado. A isto somando as melhorias na bateria - já divulgadas - que prometem trazer melhor autonomia para a geração iPhone 15 da Apple.
Temos 4 novos modelos de iPhone 15 a chegar dia 22 às lojas
Há, em suma, várias melhorias na nova gama de telefones, além da (forçada) adoção da porta USB do Tipo C. Em todo o caso, a agência de análise IDC prevê que nos primeiros 12 meses do lançamento a Apple venda pelo menos 150 milhões de unidades.
É impossível não reparar na nova porta USB-C que marca presença (finalmente) nestes telemóveis iOS. A sua presença resulta do braço de ferro com a União Europeia que acabou por obrigar as fabricantes a adotar a "porta comum" nos novos produtos até ao final de 2024.
Isto dito, não sobrou outra alternativa à Apple além da adoção desta porta comum. Assim, tal como desejava a União, teremos um só conector para a esmagadora maioria dos dispositivos móveis, algo que pode melhorar o nosso quotidiano e simplificar este processo.
Fim do Lightning e adoção plena da porta USB do Tipo C
O fim da porta Lightning, introduzida pela Apple em 2012, vem agora unificar a experiência de utilização. Fá-lo não só na Europa, como em grande parte do globo que já adotou este mesmo conector para carregamento e transferência de dados.
Infelizmente, e apesar de uma boa parte do evento de apresentação ter sido dedicado às preocupações ecológicas e ambientais da Apple, a empresa não lançou um programa de recolha dos cabos Lightning. Em breve, estes cabos ficarão obsoletos.
Botão de ação pode servir várias funções nos iPhone 15 Pro
Seja para ligar a lanterna, abrir a câmara fotográfica, ativar a gravação de voz, entre várias outras funções e atalhos que o utilizador poderá configurar. Assim, passa a ser possível fazer (muito) mais com este botão.
Em todo o caso, podemos manter a opção de alternar entre os perfis de som, apesar de não termos agora um interruptor físico para o efeito. É uma alteração subtil, mas pode aumentar a versatilidade do próprio telefone.
Em segundo lugar, é com a introdução do titânio na estrutura dos iPhone 15 Pro que se resolve o problema das impressões digitais na estrutura brilhante, em aço inoxidável, nos prévios modelos Pro. Além disso, o peso do equipamento também diminuirá, fruto das caraterísticas deste robusto metal.
O titânio vem assim aliviar o peso do iPhone, além de mitigar a presença das impressões digitais uma vez que a sua superfície apresenta um efeito escovado, não brilhante. Na minha modesta opinião, esta é uma das melhores alterações ao iPhone que a Apple poderia ter tomado.
Titânio alivia o peso, aumenta a durabilidade e acaba com as impressões digitais
A isto somam-se também as melhorias significativas na qualidade de imagem nos novos iPhone 15 Pro. Aliás, em primeiro lugar temos a correção do halo e aberrações cromáticas em fotografias noturnas que afetavam os iPhone 14 Pro. Para tal, a Apple usa agora um novo revestimento nas suas óticas para mitigar o problema.
Mais ainda, temos uma ampliação ótica de até 5 vezes no modelo Pro Max e de até 3x no modelo Pro, com o primeiro a ter agora este trunfo exclusivo. Aliás, é algo que exige mais espaço físico para implementar, pelo que se compreende a sua presença apenas no modelo Pro Max.
Em todo o caso, o sistema de câmaras fotográficas dos iPhone 15 Pro está melhorado, com ainda mais ferramentas de software para estimular a criatividade dos utilizadores. Em simultâneo, dá-nos mais ferramentas para captar os melhores momentos da nossa vida.
Preços (mais) caros para a nova gama de smartphones Apple
Por fim, entre as melhores novidades está efetivamente o processador Apple A17 Pro, o primeiro chipset da empresa a 3 nm que permitirá, entre outras melhorias, jogar estes jogos AAA no iPhone. Tudo isto, é claro, comportou um ligeiro aumento de preços em determinados modelos do iPhone.
Portugal continua a ser um dos países em que o consumidor mais esforço financeiro tem que fazer para comprar um iPhone, tal como aqui demonstramos. Ainda assim, para Francisco Jerónimo, analista da IDC, o sucesso do iPhone 15 é um dado adquirido.
O analista deixa, porém, algumas notas para a Apple como a necessidade de trazer os smartphones dobráveis num lançamento futuro para atrair novos clientes.
Editores 4gnews recomendam: