Apple: no futuro o iPhone pode ter uma funcionalidade muito útil para todos os utilizadores

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Uma das ideias mais recente da Apple pode conferir uma funcionalidade inovadora ao iPhone que vai ser bastante surpreendente mas também muito útil.

De acordo com um pedido de patente agora revelado, a empresa pode estar a desenvolver uma tecnologia que permite o carregamento de outros equipamentos através do ecrã do iPhone.

Apple a trabalhar em tecnologia que permite carregar equipamentos no ecrã do iPhone e do iPad

A Apple procura sempre surpreender os utilizadores com funcionalidades que distingam os seus equipamentos no mercado. E agora foi revelado que a empresa de Cupertino pode estar a trabalhar numa nova funcionalidade para o iPhone, transformando-o num carregador portátil.

Segundo uma patente que data de março de 2021, mas apenas agora foi descoberta, a ideia é colocar um equipamento por cima do ecrã do iPhone para que a bateria seja carregada. Na patente, denominada por "Trought Display Wireless Charging", está detalhada toda a tecnologia que tanto pode ser aplicada aos ecrãs do iPhone como do iPad.

Mas existe uma explicação na patente que surpreende e pode causar alguma apreensão entre os utilizadores iOS. Segundo a documentação, a zona do ecrã dedicada à recarga de equipamentos seria transparente; o que significa que não irá exibir conteúdo e, por isso, a área de exibição seria reduzida.

Solução híbrida pode não afetar área de visualização do ecrã do iPhone

A não ser que a Apple opte por uma solução híbrida e os desenho sugerem que a área de recarga pode estar localizada, imediatamente abaixo do ecrã.

Independentemente, de tudo, esta funcionalidade pode tornar-se muito prática e útil para os utilizadores iOS, uma vez que permite que carreguem equipamentos, como um smartwatch ou o Apple Pencil, no ecrã do iPhone e/ou iPad, através de uma ligação sem fios.

Recorde-se que atualmente é já possível carregar o Apple Pencil de segunda geração, na zona lateral de tablets iPad, compatíveis com a tecnologia. O que reforça a ideia de que a Apple pode avançar com este conceito, levando-o mais longe.

Por outro lado, esta patente também mostra que a empresa de Cupertino acredita na longevidade dos seus ecrãs, sobretudo devido ao reforço Ceramic Shield que estes integram.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi e OPPO podem oferecer esta tecnologia disruptiva já em 2022
  • Este smartphone dobrável está a criar muitas expetativas e há razões para isso
  • Android 13 trará funcionalidade importante para quem gosta de ouvir música
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt