Apple negoceia com Meta possível parceria em IA

Pedro Alves
Tempo de leitura: 1 min.

Continuam as notícias à volta dos planos da Apple para a integração de ferramentas de Inteligência Artificial nos seus sistemas e nos seus dispositivos.

Desta vez é a Meta Platforms, empresa-mãe do Facebook, a entrar em negociações com o gigante de Cupertino, com o objetivo de integrar seu modelo de IA generativa no recém-anunciado sistema de IA da Apple para os iPhones.

Apple aberta a diferentes fornecedores

Apple negoceia com Meta possível parceria em IA
A tecnologia Apple Intelligence foi apresentada pela empresa na recente edição do WWDC24 (Imagem: Apple)

De acordo com informações do Wall Street Journal (WSJ) divulgadas pela agência Reuters, as negociações surgem numa altura em que a Apple já admitiu adicionar tecnologia de IA Generativa de outras empresas nos seus dispositivos.

Garante a Reuters que a Apple já reuniu com a Alphabet, a holding que detém a Google, para a utilização das respetivas soluções de IA, bem como com a startup tecnológica Perplexity, que começa a dar cartas no mercado das pesquisas baseadas em IA Generativa. As soluções da Perplexity poderiam ser incorporadas na tecnologia Apple Intelligence, recentemente anunciada.

Também a startup de IA, Anthropic, realizou negociações com a Apple para a integração das suas soluções de IA Generativa na tecnologia Apple Intelligence.

O WSJ indica que as conversações não estão ainda concluídas, não estando garantida a sua concretização.

Citando “fontes familiarizadas com o assunto”, a Reuters indica que as negociações contemplaram também a possibilidade de as empresas de IA Generativa venderem serviços ‘premium’ por meio da Apple Intelligence.

Pedro Alves
À paixão da escrita juntou a da Tecnologia e fez disso profissão durante duas décadas.