A Counterpoint Research divulgou recentemente os seus dados relativamente aos smartphones mais vendidos globalmente em 2023. Tal como sucedera em 2022, a Apple é quem domina esta lista, ao posicionar 7 modelos entre os 10 mais vendidos.
A principal face a 2022 é que, desta feita, os smartphones da Apple surgem de forma consecutiva. Apenas a Samsung teve estofo para fazer frente ao domínio da sua maior rival, ao posicionar três equipamentos nos restantes lugares desta hierarquia.
iPhone 14 foi o smartphone mais vendido no mundo em 2023
De acordo com os dados divulgados pela Counterpoint Research, o iPhone 14 foi o dispositivo móvel mais vendido no ano passado. Com uma quota de mercado 3,9%, o modelo que a Apple desvendou em setembro de 2022 foi o preferido dos consumidores mundiais.
A agência de análise de mercado nota que metade das vendas registadas pelo iPhone 14 aconteceram nos EUA e na China. Aponta ainda que este modelo representou 19% do total de iPhones vendidos no decurso de 2023.
A segunda e terceira posição desta lista estão ocupadas pelos iPhone 14 Pro Max (2,8%) e iPhone 14 Pro (2,4%), respetivamente. Na quarta posição surge o iPhone 13, com uma quota de mercado 2,2%, depois de ter sido o modelo mais vendido em 2022.
Os mais recentes smartphones da Apple surgem apenas a partir da quinta posição desta lista, devido à sua apresentação tardia no ano. Contudo, isso não diminui a sua popularidade junto dos consumidores já que, segundo a Counterpoint Research, estes foram os modelos mais vendidos no último trimestre de 2023.
O iPhone 15 Pro Max foi o mais vendido desta série de smartphones e assim posiciona-se na quinta posição dos mais vendidos em 2023. Em seguida temos o iPhone 15 Pro e o iPhone 15.
Samsung ocupa a três últimas posições desta lista
Tal como já referido, a Samsung foi a única a conseguir intrometer-se entre o domínio da Apple no mercado de smartphones. Fê-lo ao posicionar três dos seus equipamentos mais baratos nas últimas três posições deste top-10.
Com efeito, temos o Samsung Galaxy A14 5G com uma quota de mercado de 1,4%. Em seguida surge o Galaxy A04e com uma quota de mercado de 1,3% e o Galaxy A14 4G com os mesmos valores.
Segundo os analistas desta entidade, foi a forte relação qualidade / preço apresentada por estes equipamentos que catapultou a Samsung para esta lista. Algo que se junta o facto de estes estarem disponíveis em várias geografias e para vários tipos de utilizadores.
Para 2024, os analistas da Counterpoint Research deixaram ainda as suas convicções e acreditam que pelo menos uma marca chinesa irá intrometer-se no domínio da Apple e Samsung. Notam ainda que esta lista passará a contemplar apenas modelos com ligações 5G.