Apple Music vai pagar 50 milhões de dólares a artistas afetados pelo COVID-19

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

De acordo com a Rolling Stone, a Apple, através do seu serviço Apple Music, enviou um e-mail a algumas discográficas independentes, informando que vai criar um fundo de 50 milhões de dólares para os seus artistas. Este valor servirá para avançar pagamentos de receitas aos artistas.

Tal como várias indústrias, a música é uma das que foi afetada, principalmente a nível dos artistas independentes, que dependem de plataformas como Apple Music e Spotify para divulgar a sua música e conseguir fazer receitas.

A Apple afirma que irá oferecer o dinheiro "em boa fé" para que as discográficas possam pagar aos seus artistas, mesmo que não tenham atingido valores em receitas. "Temos uma longa história com a música", afirma a Apple, devido ao seu mítico programa iTunes, que entretanto será substituido pelo Apple Music.

Outras plataformas de música estão a ajudar

Plataformas como Amazon Music, Pandora, Spotify, Tidal e até mesmo o YouTube Music já prometeram contribuir para o fundo de ajuda MusiCare, para artistas afetados pelo surto de COVID-19. O Spotify facilitou doações a artistas através da sua página COVID-19 Music Relief.

Já plataformas mais alternativas como SoundCloud e Bandsintown estão a tomar uma abordagem ainda mais dinâmica. Estas plataformas permitem aos artistas ganhar dinheiro através de concertos transmitidos pelo Twitch. Esta é certamente uma forma interessante dos artistas divulgarem o seu trabalho nestes tempos de quarentena.

Seja que medida fora, é extremamente positivo ver as plataformas a apoiar artistas independentes. Afinal, as plataformas de música também dependem destes artistas, que muitas vezes não tem contratos e crescem através do Apple Music ou Spotify.

Editores 4gnews recomendam:

  • CEO do Twitter vai doar 30% da sua fortuna para o combate à pandemia do COVID-19
  • Netflix ganha finalmente controlos parentais que vais querer utilizar!
  • Eis como poderão funcionar os widgets no iPhone com o iOS 14
António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.