Apple Mixed Reality: headset chega em janeiro de 2023 com preço milionário

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A tecnológica de Cupertino estará a trabalhar num novo dispositivo de realidade aumentada, ou Mixed Reality com o formato de headset a chegar, possivelmente, em janeiro de 2023. Será um dos produtos mais ambiciosos da empresa de Tim Cook, mas também um dos mais onerosos com preço sugerido de 2000 dólares e a misturar os mundos da RA e RV em algo "prático" de utilizar.

As informações chegam-nos agora através do analista de mercado dedicado à Apple, Ming-Chi Kuo que vê neste produto "a próxima eletrónica de consumo revolucionária após o iPhone". Ou seja, o produto tecnológico mais disruptivo para o consumidor comum desde o lançamento do Apple iPhone pela mão de Steve Jobs em 2007.

Os Apple Mixed Reality podem ser um dos maiores legados de Tim Cook

Steve Jobs deixou-nos a Apple, cristalizada no seu iPhone. Posto isto, o que nos deixará Tim Cook para além de uma empresa multi-milionária que abrange desde a eletrónica de consumo até aos serviços? Ming-Chi Kuo aponta no sentido da "próxima revolução após o iPhone", os Apple Mixed Reality (ainda sem nomenclatura oficial conhecida).

Recapitulando, para quem não estiver a par dos desígnios da Apple, o headset aliará os melhores elementos da Realidade Virtual (RV) à Realidade Aumentada (RA). A "magia" ocorrerá no visor, pelo que o dispositivo terá que assumir o formato de óculos, ou algo similar aos headsets de realidade virtual já disponíveis no mercado.

Será, portanto, um wearable ou vestível que o utilizador utilizará na cabeça, possivelmente com sensores de movimento ocular para acompanhar o ponto de interesse / visão dos nossos olhos. Esta "revolução", tal como a apelida Kuo, deve fazer a sua estreia em janeiro de 2023, chegando com um preço alto entre os 2000 dólares até aos 2500 dólares, de acordo com as informações.

O headset Apple Mixed Reality pode integrar o chip Apple M2

A chegar no início do próximo ano, o headset da Apple pode integrar o mais recente chipset de Cupertino, o Apple M2. Este será o coração do produto, mediando a integração entre hardware e software para abrir novas possibilidades aos utilizadores.

Ainda de acordo com o testemunho de Kuo, o produto focar-se-á em três aspetos. O primeiro serão as aplicações a tirar partido do seu formato e capacidades. O segundo será o software do produto propriamente dito, bem como a integração no respetivo ecossistema da Apple. Por fim, temos o aspeto físico, o hardware do equipamento como terceiro ponto nevrálgico.

Apple estará também a desenvolver um headset exclusivamente RA

Para além deste dispositivo de realidade mista, a empresa estará também a desenvolver um headset focado apenas na Realidade Aumentada (RA). De momento, contudo, não temos informações sobre as suas capacidades, preço nem outros detalhes.

Por fim, o relato aponta o desenvolvimento de uma versão mais acessível do headset Apple Mixed Reality a chegar em 2025. Será, assim, mais barato e possivelmente batizado de Apple Mixed Reality SE com os demais detalhes ainda desconhecidos.

A realidade virtual e realidade aumentada são áreas particularmente do agrado de Tim Cook, algo que o executivo já demonstrou em diversas ocasiões. Agora, resta aguardar pela gradual divulgação de novas informações, ou pelo "One more thing..." em setembro próximo.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple iPhone 14: apresentação com data marcada? Eis as novidades da maçã
  • Xiaomi lança nova ventoinha inteligente em Portugal para contrariar o calor
  • Xiaomi MIX Fold 2 é o próximo 'clone' do Samsung Galaxy Z Fold 4
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.