Apple Mixed Reality: headset chega em janeiro de 2023 com preço milionário

Rui Bacelar
Comentar

A tecnológica de Cupertino estará a trabalhar num novo dispositivo de realidade aumentada, ou Mixed Reality com o formato de headset a chegar, possivelmente, em janeiro de 2023. Será um dos produtos mais ambiciosos da empresa de Tim Cook, mas também um dos mais onerosos com preço sugerido de 2000 dólares e a misturar os mundos da RA e RV em algo "prático" de utilizar.

As informações chegam-nos agora através do analista de mercado dedicado à Apple, Ming-Chi Kuo que vê neste produto "a próxima eletrónica de consumo revolucionária após o iPhone". Ou seja, o produto tecnológico mais disruptivo para o consumidor comum desde o lançamento do Apple iPhone pela mão de Steve Jobs em 2007.

Os Apple Mixed Reality podem ser um dos maiores legados de Tim Cook

Apple Mixed Reality

Steve Jobs deixou-nos a Apple, cristalizada no seu iPhone. Posto isto, o que nos deixará Tim Cook para além de uma empresa multi-milionária que abrange desde a eletrónica de consumo até aos serviços? Ming-Chi Kuo aponta no sentido da "próxima revolução após o iPhone", os Apple Mixed Reality (ainda sem nomenclatura oficial conhecida).

Recapitulando, para quem não estiver a par dos desígnios da Apple, o headset aliará os melhores elementos da Realidade Virtual (RV) à Realidade Aumentada (RA). A "magia" ocorrerá no visor, pelo que o dispositivo terá que assumir o formato de óculos, ou algo similar aos headsets de realidade virtual já disponíveis no mercado.

Kuo believes Apple Mixed Reality headset will be the company’s “next revolutionary consumer electronics product after the iPhone.” https://t.co/cGqqz8o75U

— Josh Thomas  (@Joshxx_Official) 8 de agosto de 2022

Será, portanto, um wearable ou vestível que o utilizador utilizará na cabeça, possivelmente com sensores de movimento ocular para acompanhar o ponto de interesse / visão dos nossos olhos. Esta "revolução", tal como a apelida Kuo, deve fazer a sua estreia em janeiro de 2023, chegando com um preço alto entre os 2000 dólares até aos 2500 dólares, de acordo com as informações.

O headset Apple Mixed Reality pode integrar o chip Apple M2

Apple’s mixed reality headset may feature an M2 processor: #ai #deeplearning #iot copy: @motorcycletwitt https://t.co/JFfLAEAML2 pic.twitter.com/urf0exU8QU

— Dave Lerner (@MotorcycleTwitt) 5 de agosto de 2022

A chegar no início do próximo ano, o headset da Apple pode integrar o mais recente chipset de Cupertino, o Apple M2. Este será o coração do produto, mediando a integração entre hardware e software para abrir novas possibilidades aos utilizadores.

The announcement of the Mixed Reality headset will focus in three main points: use cases, software/service/development ecosystem, and hardware specification details. Kuo says that if Apple can convince investors that this product can get rapid growth in the next few years, https://t.co/9Nn5ttBeUD

— Josh Thomas  (@Joshxx_Official) 8 de agosto de 2022

Ainda de acordo com o testemunho de Kuo, o produto focar-se-á em três aspetos. O primeiro serão as aplicações a tirar partido do seu formato e capacidades. O segundo será o software do produto propriamente dito, bem como a integração no respetivo ecossistema da Apple. Por fim, temos o aspeto físico, o hardware do equipamento como terceiro ponto nevrálgico.

Apple estará também a desenvolver um headset exclusivamente RA

Para além deste dispositivo de realidade mista, a empresa estará também a desenvolver um headset focado apenas na Realidade Aumentada (RA). De momento, contudo, não temos informações sobre as suas capacidades, preço nem outros detalhes.

Por fim, o relato aponta o desenvolvimento de uma versão mais acessível do headset Apple Mixed Reality a chegar em 2025. Será, assim, mais barato e possivelmente batizado de Apple Mixed Reality SE com os demais detalhes ainda desconhecidos.

A realidade virtual e realidade aumentada são áreas particularmente do agrado de Tim Cook, algo que o executivo já demonstrou em diversas ocasiões. Agora, resta aguardar pela gradual divulgação de novas informações, ou pelo "One more thing..." em setembro próximo.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. Ocupa-se com as novidades de tecnologia na 4gnews. Email: ruifbacelar@gmail.com