Apple Maps segue a Waze com relato de acidentes e radares no iOS 14.5

Rui Bacelar
Comentar

A mais recente versão beta do iOS 14.5 mostra-nos que a Apple quer eclipsar o Waze ao dotar o seu Apple Maps de funções comummente associadas à aplicação e navegação da Google. É uma medida agressiva por parte da gigante de Cupertino.

Aos utilizadores chega assim a possibilidade de relatar acidentes e a presença de radares de controlo da velocidade, com ambas as funções a marcar presença no Apple Maps. O serviço de navegação está cada vez melhor e sem receio de seguir a concorrência.

Apple Maps incorpora duas das melhores funções do Waze

Apple Maps Google Waze
Figura 1: As novas opções disponívels no Apple Maps com o iOS 14.5

A novidade foi avançada em primeira mão pela macrumors após testar a versão iOS 14.5 ainda em fase beta, disponível para os programadores e para o público que se tenha registado. Ao que tudo indica, estas funções também chegarão à versão pública.

O Apple Maps é o serviço de navegação da gigante de Cupertino que, apesar de inicialmente não ser bem recebido, gradualmente foi aperfeiçoando o funcionamento. Agora, em 2021, é uma das melhores plataformas e apps de navegação a par do Google Maps.

Com a implementação destas funções no Apple Maps, popularizadas pela Waze, plataforma detida pela Google, ficará ainda mais intuitivo e completo.

Destacamos ainda que os utilizadores reportar acidentes e outros problemas no trajeto através da assistente virtual da empresa, a Siri.

Reportar acidentes no Apple Maps, tal como na Waze

Acidentes Apple Maps
Figura 2: Cartão de notificação de acidente na via através do Apple Maps.

Ao fazer um swipe up (deslizar para cima) no Apple Maps vemos agora as novas opções como a opção de relatar uma ocorrência, seja um radar de controlo de velocidade ou acidente. Acima vemos também o cartão de alerta para acidente na via.

O utilizador pode tocar num dos três sinais / botões apresentados na figura um (porção direita) com um botão para acidentes, outro para perigos diversos na via e, por fim, o botão para sinalizar a localização de um radar para controlo de velocidade.

A qualquer momento é possível ativar a Siri e reportar a ocorrência de um acidente. Note-se que, para já, durante o período de teste, tais funções estão apenas disponíveis nos Estados Unidos da América e não sabemos se chegarão também à Europa.

O CarPlay recebe nova interface para o Apple Maps no iOS 14.5

Apple Maps
Figura 3: modo escuro e interface de navegação no Apple Maps.

A possibilidade de recorrer à Siri para reportar problemas, acidentes, ou radares é uma mais-valia para a acessibilidade. Com simples comandos de voz poderemos contribuir para a comunidade de utilizadores do Apple Maps assim que tal chegue à Europa.

Outra das grandes novidades é a interface aperfeiçoada para o CarPlay com o iOS 14.5. Tal como vemos na figura 3, os novos botões de ação já estão presentes na interface de condução via centro de multimédia do carro, ou auto rádio compatível.

Por fim, de acordo com o relato de alguns utilizadores no Reddit, as novas funções herdadas do Waze não estão, ainda, disponíveis para todos os utilizadores da versão Beta. Gradualmente, a Apple deverá alargar estas funções a mais países.

Aguardamos pela gradual disponibilização das novidades durante o período de testes do iOS 14.5.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.