Os computadores da Apple são muito conhecidos pelas suas medidas de segurança, contudo, o novo MacOS High Sierra conta com uma falha tão grave que nos deixa a pensar como é que a empresa de Cupertino a deixou passar.
Todos os computadores com o último software MacOS High Sierra estão vulneráveis por isso toma cuidado onde é que deixas o teu portátil porque com este bug é impossível estares seguro.
Vê ainda: Samsung Galaxy S9 herdará os melhores traços do Samsung Galaxy S8?
Caso tenhas o teu computador Mac com o High Sierra poderás dirigir-te a "preferências de sistema" -> "utilizadores e grupos" e clicas no cadeado. Prontamente te pedirá pela password do teu utilizador mas se digitares "root" no local do teu User. Verás que facilmente desbloquearás o computador.
Apple MacOS High Sierra - Esta é uma das maiores falhas de segurança na Apple
Com esta técnica do "root" que serve ainda para aceder ao computador mesmo quando reiniciado. Qualquer pessoa pode fisicamente dirigir-se ao teu Mac, entrar no computador, dirigir-te ao Keychain e saber todas as tuas passwords guardadas no computador.
Para ser mais preciso, com esta possibilidade, qualquer pessoa pode ter acesso a tudo, literalmente tudo, que está no teu computador!
Só os últimos Apple MacOS High Sierra é que estão afetados por este bug. Para confirmares se o teu Mac conta com esta falha segue as instruções acima e tenta desbloquear.
A Apple já referiu à CNET que estão a trabalhar numa atualização que resolverá a situação, entretanto podes seguir este tutorial, dar uma password ao "root" e ficas temporariamente protegido até que a atualização chegue ao teu computador.
Este é uma das piores falhas de segurança dos computadores da Apple e não pode haver desculpas para tal situação. É bom que a atualização chegue rápido e melhor do que isso, era importante que fosse uma atualização "obrigatória"! De forma a avisar todos aqueles que desconhecem o problema e estivessem na versão de software afetada.
Assuntos relevantes na 4gnews: