Apple: Mac Mini rompe barreiras com processador M3

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

O Mac Mini pode chegar ao mercado preparado para romper barreiras com um desempenho em tudo poderoso.

De acordo com as últimas informações divulgadas, o pequeno computador vai estar equipado com o novo processador M3 da Apple.

Mac Mini com processador M3 só chega ao mercado em outubro de 2024

Imagem do Mac Mini da Apple
Em Portugal, o Mac Mini está disponível por um preço a começar nos 729 euros Crédito@Apple

Na sua newsletter semanal Power On, Mark Gurman, jornalista da agência Bloomberg, não falou apenas da nova geração iPhone 15. O conhecido jornalista avançou também que a Apple está a testar um novo computador com o processador M3.

De acordo com Gurman, a empresa de Cupertino está a testar um modelo Mac com uma CPU de oito núcleos e uma GPU de dez núcleos com memória RAM de 24 GB. Dadas as semelhanças da arquitetura testada com o Mac Mini, Mark Gurman afirma que é exatamente este modelo que vai ganhar também o poderoso chip.

Ainda que vários especialistas e analistas de mercado se mostrem céticos com o aparecimento de um Mac Mini com 24 GB de RAM, Gurman acredita que a Apple não só vai atualizar o processador, como também a componente de memória que atualmente conta com 8 GB de capacidade.

Mas nem tudo são boas notícias. Segundo as previsões de Mark Gurman, este Mac Mini equipado com processador M3 só vai chegar ao mercado em outubro de 2024. Os entusiastas do modelo têm ainda uma longa espera pela frente.

Seis novos computadores Apple com processador M3

Com a nova informação de Mark Gurman, sobe para sete o número de computadores Apple que podem chegar ao mercado equipados com o processador M3.

Os felizes contemplados são:

  • MacBook Air de 13 polegadas
  • MacBook Air de 15 polegadas
  • MacBook Pro de 13 polegadas
  • iMac
  • MacBook Pro de 14 polegadas
  • MacBook Pro de 16 polegadas
  • Mac Mini

O novo processador M3 será já baseado no novo processo de 3 nm, que vem reduzir a distância entre os transístores no chip. Neste caso, uma distância mais curta, traduz-se em melhor desempenho e eficiência energética da máquina.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt