Apple M2 Pro: processador vai voltar a surpreender ainda em 2022

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

O processador Apple M1 foi apresentado oficialmente em novembro de 2020. Foi um dos lançamentos mais importantes da gigante de Cupertino dos últimos anos, com o impacto deste chipset a fazer-se sentir em grande parte do seu portefólio de produtos.

Mais recentemente, o seu sucessor foi apresentado durante a conferência World Wide Developers Conference (WWDC 2022), revelando aí o M2. Aliás, este novo chipset fará a sua estreia nos computadores MacBook Air e no MacBook Pro de 13 polegadas, revelados também durante o certame tecnológico anual da Apple.

TSMC fabricará o processador Apple M2 Pro com litografia de 3 nm

Segundo avança a publicação TSMC) de acordo com a litografia de 3 nm. Ou seja, a distância entre os transístores que compõem o processador será de 3 nm.

Importa frisar que, atualmente, o processador Apple Silicon M2 e M1 são fabricados de acordo com a litografia de 5 nm. Ou seja, contamos com uma melhoria considerável na eficiência energética, bem como no poder de processamento à medida que diminuímos a distância entre os componentes.

Estas conclusões foram avançadas pelo analista Jeff Pu da agência Haitong Intl Tech Research a que a publicação 9to5mac teve acesso. Mais ainda, a produção deste novo componente começará no final deste ano, podendo sinalizar uma apresentação do novo Apple M2 Pro entre novembro e dezembro de 2022.

Maior eficiência energética e poder de processamento com o M2 Pro a 3 nm

Durante a apresentação do seu novo processador a Apple referiu que o chip M2 é 18% mais veloz e poderoso que o M1. Além disso, o poder gráfico aumentou em 35% para lidar com gráficos, jogos e tarefas de representação 3D graças à GPU de 10 núcleos.

Mais ainda, com o novo M2 a Apple anunciou o suporte para até 24 GB de memória RAM, ao passo que o processador de 1.ª geração suportava apenas 8 GB ou 16 GB consoante as configurações.

Ainda de acordo com a 9to5mac a Apple estará a preparar uma nova versão do Mac mini com o chipset M2 Pro a ser apresentado no final de 2022. Em simultâneo, a tecnológica de Cupertino estará também a trabalhar em novos processadores mais poderosos para o muito esperado Apple Silicon Mac Pro, o seu próximo computador topo de gama.

O analista tocou ainda no muito aguardado Apple AR headset, os óculos de realidade aumentada da tecnológica de Cupertino, apontando para o terceiro trimestre de 2023 o início da sua expedição. Já a sua produção deverá começar em fevereiro de 2023, com apresentação provável na WWDC 2023.

Por fim, o analista citado pela publicação em causa terá ainda referido a existência de um novo iPad com processador a 3 nm, podendo indicar uma nova revolução para o tablet "Pro" da Apple.

Editores 4gnews recomendam:

  • OnePlus reservará este trunfo para os modelos 'Pro' e alguns smartphones OPPO
  • Motorola anuncia os smartphones Moto G62 5G e Moto G42
  • WhatsApp introduz função mais pedida para grupos na app de mensagens
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.