A Apple está a lançar novos patches de segurança urgentes para os sistemas operativos iOS e iPadOS.
Este lançamento, designado por Rapid Security Response, tem como missão resolver vulnerabilidades críticas que foram detetadas e que podem estar a ser exploradas ativamente.
Apple lança Rapid Security Response para eliminar vulnerabilidades críticas no iOS e iPadOS
Assim que deu conta do que estava a acontecer, a Apple não perdeu tempo e está a lançar patches de segurança urgentes para os sistemas operativos do iPhone e iPad que foram alvo de uma atualização a 21 de junho. A empresa detetou que algumas vulnerabilidades críticas estavam a ser ativamente exploradas e, de imediato, disponibilizou as devidas correções.
O Rapid Security Response, como é designado o novo patch de segurança, chega para corrigir uma vulnerabilidade do Webkit – mecanismo de browser usado pelo Safari – e a empresa de Cupertino recomenda que os utilizadores façam as devidas atualizações, o mais rápido possível.
Para instalar o novo patch de segurança, os utilizadores devem recorrer ao processo habitualmente usado para fazer atualizações. Navegar até ao menu Configurações, selecionar a opção Geral, e depois escolher Atualização de Software. A partir daqui, basta seguir as instruções fornecidas. O processo deverá demorar alguns minutos e, uma vez terminado, o dispositivo será reiniciado.
Estas novas atualizações de segurança estão listadas como iOS 16.5.1 (a) e como iPadOS 16.5.1 (a) para mostrar que são versões diferentes das anteriores, lançadas no passado dia 21 de junho.
A própria Appple admitiu que a vulnerabilidade no Webkit é uma falha na segurança que pode ser explorada ativamente. Aliás, ainda que algumas notícias apontem para que esta falha tenha sido já explorada, não há ainda relatos de utilizadores afetados.
Também os utilizadores de Mac com o sistema operativo macOS Ventura 13.4.1 vão receber uma atualização Rapid Security Response. Tudo porque a Apple detetou exatamente a mesma vulnerabilidade no browser Safari.
Tal como nos dispositivos móveis, os utilizadores devem navegar até ao menu Configurações, selecionar Geral e, por fim, escolher Atualização de Software para terem acesso a este upgrade.
Editores 4gnews recomendam: