Apple lança nova versão de Safari que pode vir a mudar tudo

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 2 min.

Desde o seu lançamento que o browser Safari tem estado envolto em alguma controvérsia pela ausência de uma navegação aimgável.

Mas a Apple acaba de lançar a versão 141 de pré-visualização da tecnologia do browser que, de acordo com alguns utilizadores, é um sinal forte de mudança completa.

Nova versão do Safari corrige bugs e otimiza o desempenho

Apple Safari
Nova versão do browser Safari vem poucos dias antes da conferência de primavera da Apple marcada para 8 de março

Desde o momento em que foi lançado que o browser Safari tem sido alvo de muita polémica, sobretudo por não proporcionar uma experiência de navegação amigável e intuitiva. Mas agora as coisas podem estar a mudar.

Tudo porque a Apple acaba de lançar a versão 141 da pré-visualização da tecnologia do browser Safari. Muitos utilizadores já afirmaram que esta versão é um sinal de mudança muito bem-vindo.

Para já, sabemos que a atualização vem corrigir bugs que incluem o Web Inspector, CSS, Forms, JavaScript, Experimental Model Element, Payment Request, Web Animations, Web API, WebAuthn e Content Security Policy, além de otimizar ligeiramente o desempenho.

De acordo com as informações divulgadas, é também bastante simples fazer o download da nova versão do Safari. Os utilizadores devem consultar as preferências do sistema e verificar se podem atualizar então para a versão Safari Technology Preview 141.

É igualmente importante salientar que esta versão é para programadores. No entanto, ela pode correr em simultâneo com o atual browser e não necessita de uma conta específica para programador para ser usada.

Primeiro evento de 2022 da Apple marcado para o próximo dia 8 de março

Apple MacBook Pro
No próximo dia 8 de março espera-se que a Apple apresente um novo MacBook Pro com 13 polegadas

Entretanto, sabemos já também quando vai acontecer o primeiro evento deste ano da Apple. Depois da comunicação social ter recebido os convites oficiais, foi confirmado que no próximo dia 8 de março, às 18 horas de Lisboa, a empresa de Cupertino vai anunciar novos produtos.

Espera-se que o grande anúncio seja o novo iPhone SE, mas a marca poderá também apresentar o iPad Air de 5ª geração e os novos MacBook Pro e MacBook Air. Ainda que possivelmente vá manter o mesmo design, o MacBook Pro pode trazer uma grande novidade no seu interior.

Tudo porque o equipamento deverá estar equipado com o novo processador M2 que deverá oferecer mais eficiência e desempenho. Tudo indica que o processador tenha um CPU de oito núcleos, mas que a GPU ganhe mais núcleos apresentado agora nove ou 10, em vez dos sete ou oito da geração anterior.

Mas faltam apenas quatro dias para confirmarmos, ao vivo e nas habituais plataformas online, todas as novidades da Apple para esta primeira metade do ano.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt