Apple lança nova atualização do Big Sur com correções para os MacBook

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

Após a recente disponibilização do iOS 14.2 para os iPhone, a Apple lança agora uma atualização para o sistema operativo macOS Big Sur. A mais recente versão desta plataforma, o macOS Big Sur 11.01, com importantes correções para os MacBook.

A gigante de Cupertino não especificou o propósito deste lançamento, mas tal deverá prender-se com as políticas de segurança introduzidas pela nova versão que geraram alguma controvérsia entre a comunidade de utilizadores da marca.

Há uma nova atualização do macOS Big Sur

A nova compilação deverá resolver os problemas de instalação em modelos mais antigos dos computadores portáteis da linha Pro. A saber, os MacBook Pro de 2013 e 2014 referidos expressamente no documento de suporte ao novo software.

De acordo com a fabricante, a atualização chega também aos Mac Pro (2013 e posterior), MacBook Air (2013 e posterior), MacBook e aos modelos Pro (finais de 2013 e posterior). Está também disponível para os Mac mini (2014 e posterior), iMac (2014 e posterior), MacBook (2015 e posterior) e ao iMac Pro (todos os modelos).

A tecnológica detalha ainda as etapas que os utilizadores podem seguir caso encontrem algum entrave durante a atualização. Com a maioria dos clientes a conseguir instalar corretamente as novidades, a Apple tomou diversas medidas para auxiliar os utilizadores, algo que nem sempre foi eficaz.

O macOS Big Sur causou alguns problemas nos MacBook

Com base no relato de vários utilizadores, a atualização de sistema foi recebida com alguns problemas em diversos portáteis Apple, sobretudo nos mais antigos. Mais concretamente, nos MacBook Pro de 13 polegadas e também nos modelos Air de finais de 2013 e meados de 2014.

A problemática mais comum consistia na apresentação de um ecrã preto que teimava em não desaparecer. Outras situações relatadas davam conta de um círculo em que uma linha aparecia no ecrã, bem como o boot loop do sistema.

Ainda de acordo com os utilizadores, nem mesmo ao reiniciar o computador era possível retomar a instalação, ou contornar o problema. De igual modo, nem com as ferramentas Internet Recovery da Apple a empreitada teve melhor desfecho.

Os utilizadores podem descarregar as novidades ao acederem a Preferências de Sistema - Atualizações de Software. Ao mesmo tempo, a Apple publicou este documento de suporte, no qual detalha alguns cuidados e soluções alternativas.

4 passos a seguir em caso de problemas com a instalação do Big Sur

  1. Pressione, sem largar, o botão On/Off do computador Apple durante pelo menos 10 segundos, depois solte. Isto desligará o Mac.
  2. Remover dispositivos de armazenamento externo ligados ao computador. Qualquer pen USB, cartão de memória inserido na respetiva slot, bem como monitores externo. Desligue todos os cabos afetos a estes periféricos.
  3. Mantendo-se o problema nos portáteis com bateria não removível, reinicie o SMC do Mac.
  4. Perdurando o problema, reinicie a NVRAM no Mac

Por fim, caso nenhuma das medidas surta efeitos positivos, a tecnológica insta os proprietários destes modelos de MacBook a entrar em contacto com o Suporte da Apple.

Editores 4gnews recomendam:

  • macOS Big Sur: 3 cuidados ao fazer a instalação em computadores Apple
  • Google Gmail para iPhone (iOS 14) recebe o desejado widget
  • Apple muda regras da App Store para apoiar os pequenos programadores
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.