Apple: jogos dominam adesão às políticas de privacidade do iOS 14.5

Carlos Oliveira
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Foi disponibilizado no início desta semana e é a mais controversa atualização iOS alguma vez lançada para o iPhone. Com o iOS 14.5, a Apple introduziu uma nova política de privacidade, mais transparente, conhecida como App Tracking Transparency.

Poucos dias após a sua libertação oficial, a agência AppFigures lança o primeiro relatório que mede o pulso à aderência à App Tracking Transparency. Segundo os seus dados, são já cerca de 10 mil as aplicações que acolheram as novas medidas da Apple.

Jogos são os que mais aderem à App Tracking Transparency

A categoria que lidera destacadamente na adesão à App Tracking Transparency são os jogos. Os dados partilhados pela fonte estimam que estes representem 20% do universo que já implementou as novas regras impostas pela Apple.

App Tracking Transparency

Em segundo lugar, mas com uma grande desvantagem (com apenas 6%), surgem os utilitários. Pequenas aplicações que visam ajudar os utilizadores em algumas tarefas e que, na sua maioria, sobrevivem à custa de anúncios e publicidades.

É curioso notar que as redes sociais aparecem na 8ª posição, com cerca de 5% de quota de adesão. Esta é a categoria que mais terá a perder com esta funcionalidade e verifica-se assim a sua relutância em ceder às imposições da Apple.

Alguns programadores estão a tentar enganar os utilizadores

Esta fonte estima que metade dos utilizadores impedem as aplicações de seguir e recolher as suas informações. A ser isto verdade, tal fenómeno poderá representar uma quebra significativa nas receitas daqueles que subsistem graças às publicidades.

Para tentar inverter esta tendência, alguns programadores tentam enganar os utilizadores, sugerindo que estes aceitem ser seguidos. É através de mensagens como a seguinte que se tenta influenciar os utilizadores: "Obrigado por ser fã da nossa aplicação! Para continuar a apoiar-nos, clique em “Permitir” na próxima etapa para podermos oferecer publicidade personalizada".

Este tipo de persuasão não é permitida segundo as políticas da App Store. Isto significa que há já quem se arrisque a ser sancionado pela Apple só para tentar manter as suas fontes de rendimento.

Com a App Tracking Transparency, os utilizadores passam a ter poder de decisão sobre as aplicações que podem recolher os seus dados. Só mediante a sua autorização expressa é que essas informações serão recolhidas, o que poderá afetar significativamente a eficácia das publicidades dirigidas.

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Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
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