Apple já lançou o iOS 14.5! A versão que quer aumentar a tua privacidade

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Depois de muita discussão e controvérsia, eis que o tão falado iOS 14.5 começa a ser disponibilizado aos utilizadores. A nova versão do sistema operativo está a ser distribuída para todos os equipamentos compatíveis via OTA.

A mais mediática novidade do iOS 14.5 é a App Tracking Transparency, que obriga as aplicações a serem mais transparentes com os dados que recolhem. Temos igualmente uma novidade importantíssima para todos os que usam frequentemente uma máscara.

iOS 14.5 quer dar mais privacidade aos seus utilizadores

O Facebook foi quem mais se insurgiu contra a implementação da App Tracking Transparency. A rede social alega que as imposições introduzidas pela Apple, nesta funcionalidade, podem ferir as finanças dos pequenos negócios que veem na publicidade o seu meio de subsistência.

Com a instalação do iOS 14.5, os utilizadores passarão a saber exatamente os dados que cada aplicação recolhe para fins publicitários e outros. Ademais, essa recolha só acontecerá mediante a aprovação do utilizador.

Apple Watch será a alternativa ao Face ID

O uso de máscara continua a ser uma realidade em todo o mundo e isso compromete o bom funcionamento da Face ID. Acolhendo as inquietações dos seus utilizadores, a Apple disponibiliza agora uma nova forma de autenticação biométrica.

O Apple Watch será uma peça fundamental nesta novidade, pois será ele que te irá autenticar no iPhone. Para isso, o utilizador apenas necessita de ter o relógio no pulso e estará automaticamente autenticado, sem ter de retirar a máscara ou recorrer ao PIN.

Não bastará teres o iOS 14.5 instalado no iPhone para usufruir desta funcionalidade. Será necessário instalar o watchOS 7.4, também hoje disponibilizado pela Apple.

Esta versão do iOS traz ainda suporte para as AirTags, novo emojis ou uma nova aplicação Podscast bem como o seu serviço de subscrição. Não esquecer ainda a possibilidade de alterar a voz da Siri, deixando de estar exclusivamente no feminino, entre outras.

Como atualizar para o iOS 14.5

Com o lançamento de uma nova versão do iOS, a Apple costuma notificar os seus utilizadores para a sua instalação. Caso ainda não tenhas recebido essa notificação, podes sempre fazer uma verificação manual.

Para tal, deves ir a Definições, Geral, Atualização de software. Caso a atualização já esteja disponível ela será descarregada. Caso contrário, não deverá demorar até que ela chegue até ti.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple terá adiado o lançamento dos primeiros óculos de Realidade Aumentada
  • Apple revela quantas AirTags podem ser ligadas ao mesmo Apple ID
  • iPhone 12 dominam vendas nos Estados Unidos. Mas há outro vencedor
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.