Apple iPhone SE Plus a caminho para competir com smartphones acessíveis da Xiaomi?

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 3 min.

Ainda que não seja muito habitual a Apple lançar equipamentos SE, parece que desta vez a empresa pode mesmo lançar essa versão do novo iPhone.

De acordo com fontes próximas da empresa, a Apple está já a testar o iPhone SE Plus que virá equipado com um ecrã de 5,5 polegadas.

iPhone SE Plus pode estar equipado com chip A15 Bionic

Não é habitual, a Apple lançar versões SE dos seus equipamentos. Por essa razão, os rumores que agora circulam no mundo Web sobre a empresa de Cupertino poder estar a preparar o lançamento do iPhone SE Plus estão a suscitar muito interesse.

A informação foi revelada por uma fonte vinda da cadeia de fornecimento da Apple e até avança que a empresa de Tim Cook está já na fase de testes do modelo SE Plus do iPhone que, aparentemente, vai integrar um ecrã de 5,5 polegadas e comunicações 5G.

Mas a revelação vai ainda mais longe e adianta que a Apple está a testar os chip A15 Bionic e A14 Bionic para serem integrados neste novo modelo. O factor que irá decidir qual o processador selecionado será, obviamente, o valor final de mercado. Mas não existindo forma de confirmar este rumor, deveremos ter alguma cautela na sua consideração.

Para já pouco mais se sabe, mas o conhecido analista da Tianfeng Securities, Kuo Ming-Chi, adianta que o terminal SE Plus terá um design semelhante aos modelos já existentes, sendo que estará diferenciado dos restantes pelo hardware integrado.

Apple quer competir com modelos acessíveis da Xiaomi

Tal como já referimos é raro a Apple lançar versões SE do iPhone, sendo que os modelos disponíveis do seu smartphone encontram-se num segmento de preço superior aos 800 euros – o iPhone 13 Mini está disponível a partir de 829 euros. Atualmente em Portugal a marca ainda disponibiliza um modelo SE do iPhone por 499 euros que continua a ser a versão mais acessível do smartphone da Apple.

Mas de acordo com várias informações divulgadas, a Apple está a planear lançar um smartphone com especificações mais básicas a um preço mais apetecível. Tudo porque a empresa de Cupertino quer ter mais expressão no mercado de smartphones acessíveis e competir com as marcas chinesas Xiaomi, OPPO e Vivo.

E esta é mais uma razão para todos os holofotes virarem as luzes para a revelação do iPhone SE Plus que, acredita-se, é o modelo com o qual a Apple quer conquistar mais quota de mercado no segmento acessível, uma vez que detém uma boa posição no mercado de smartphones topo de gama.

Apple iPhone SE Plus pode incluir botão Touch ID

Tal como já referimos o equipamento pode estar equipado com um ecrã LCD de 5,5 polegadas e comunicações 5G. Outras informações dão conta de que o iPhone SE Plus poderá também incluir o botão Touch ID, numa estratégia de redução de custos. Mais uma vez, todas as opções vão refletir-se no preço final, por isso a marca terá de fazer cedências no que respeita às especificações.

As marcas chinesas como a Xiaomi estão muito bem implementadas no segmento de smartphones acessíveis, por isso a Apple não enfrenta uma tarefa fácil.

Prevê-se que a empresa de Cupertino possa seguir duas linhas de orientação, sendo que a primeira é desde logo disponibilizar um iPhone com um preço acessível a um maior número de carteiras. E como segundo ponto, aplicar uma boa estratégia de mercado e nisso a Apple é reconhecidamente eficaz.

Editores 4gnews recomendam:

  • Xiaomi pode ser a primeira a copiar a mais recente medida da Apple
  • Samsung segue pisadas da Apple e quer mais independência
  • Apple vai ser cada vez mais Apple com modems 5G proprietários em 2023
Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt