A tecnologia de carregamento sem fios reverso é já uma visão comum em muitos dos principais topos de gama Android desde 2018. Todavia, para os utilizadores Apple, em especial do iPhone, tal ainda não passa de uma promessa.
Sabemos agora, graças à publicação 9to5 Mac, que a tecnológica norte-americana continua a trabalhar no sentido de dotar o iPhone de carregamento sem fios reverso. Porém, existem vários contratempos que a obrigam a adiar o seu lançamento.
Carregamento sem fios reverso deveria ter sido lançado com o iPhone 14 Pro
Citando fontes com conhecimento sobre a matéria, a 9to5 Mac revela os planos da Apple para uma tecnologia muito conhecida no universo Android. Aliás, ela aponta que tal deveria ter sido estreada no lançamento dos iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max.
Apesar de a tecnológica ter falhado esse calendário, ela não desistiu da contenta. Os seus engenheiros continuam a trabalhar arduamente para que o carregamento sem fios reverso faça parte do iPhone brevemente.
Também conhecido como carregamento bilateral, a Apple vê-se confrontada com alguns contratempos técnicos. Talvez a sua principal preocupação esteja relacionada com a gestão de temperatura, em rigor, a dissipação do calor gerado e a eficiência do carregamento.
Como é apanágio da Apple, a tecnológica não quer limitar-se a lançar para o mercado uma tecnologia semelhante ao que existe no Android. A norte-americana quer conceber algo que a possa destacar da concorrência e desenvolver bases para o futuro.
Ficamos ainda a saber que a Apple está a desenvolver a sua interface para o carregamento sem fios reverso a aplicar no iPhone. Esta deverá apresentar traços únicos, nomeadamente uma animação própria a dar conta de quando um carregamento se iniciar.
No fundo, quer replicar aquilo que fez com o lançamento do MagSafe. Ou seja, pegar numa tecnologia já bem conhecida do mercado, mas aplicar pequenos pormenores que a destaquem da concorrência.
As fontes destas informações reiteram que ainda nada está definido relativamente ao lançamento do carregamento sem fios reverso no iPhone. A tecnologia está em desenvolvimento, mas não é garantido que seja efetivamente lançada.
Nota ainda que os trabalhos remontam ao desenvolvimento do iPhone 11, mas são vários os problemas que adiaram o seu lançamento. Problemas quem englobam preocupações com a gestão de calor e velocidades de carregamento.
Editores 4gnews recomendam: