iPhone de 2020 pode ter processador com nova tecnologia

Bruno Coelho

A cerca de um ano e meio do seu lançamento, começam a sair as primeiras informações sobre os iPhone de 2020. Com uma geração ainda à sua frente, as informações são sobre a tecnologia envolvida no seu processador, que pode ser de 5 nanómetros (nm).

A verdade é que os iPhone de 2018 estão equipados com um excelente processador. O A12 Bionic tem uma performance que envergonha grande parte da concorrência. Construído com o processo de 7nm, o seu modelo de 2019 deve seguir-lhe as pisadas. No entanto, este deve usar litografia ultravioleta extrema (EUV).iPhone de 2020 pode ter processador com nova tecnologia Apple

Se em 2019 teremos um processador já com EUV, no próximo ano o jogo evolui ainda mais. Segundo as últimas informações, a TSMC (fornecedor da Apple) vai usar o processo de 5nm no processador A14. Escusado será dizer que este é o processador que vai equipar os iPhone de 2020.

Embora já com a tecnologia EUV, não se espera que a performance do A13 seja muito superior ao modelo atual. Aparentemente a sua densidade será de mais 20%, com a eficiência energética a aumentar de 6 para 12%. Quanto ao A14, irá certamente subir a parada.

iPhone de 2020 pode ter processador com nova tecnologia

Os últimos números apontam para algo entre 14.7% e 17.1% de incremento de performance face ao processador A13. Contudo, neste momento ainda estamos a navegar em mares muito hipotéticos. A verdade é que pode demorar mais de um ano até o A14 entrar em produção em massa. Até lá, teremos certamente muito mais informações.

Qual é, afinal, a vantagem dos 5 nanómetros?

Toda e qualquer questão nos leva a uma principal razão: performance. Ao reduzir o tamanho de fabrico, existirão menos espaços entre os transístores. Ao tal acontecer, melhora-se a eficiência energética e há espaço para mais transístores numa mesma área. E tal leva a um aumento da performance.

iPhone de 2020 pode ter processador com nova tecnologia

Neste momento parece muito cedo para falar de um processador que vai equipar um modelo tão longínquo. Contudo, este é um processo moroso, sujeito a erros e atrasos. Como é óbvio, a empresa de Cupertino pretende ter tudo pronto a tempo de poder fazer tal upgrade já nos modelos do próximo ano.

Editores 4gnews recomendam:

Via

Bruno Coelho
Bruno Coelho
O Nokia 3650 foi o primeiro grande mergulho no mundo tecnológico. Se o Ultimate Team é o seu atual saco de boxe, o Macbook Pro é o melhor amigo. Escrever sobre tecnologia é o processo natural na vida de alguém que come especificações ao pequeno-almoço.