Apple iPhone 15 Pro: será este o melhor smartphone de 2023?

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A gama de smartphones Apple iPhone 15 está a cerca de dois meses da sua apresentação oficial e, como tal, começa a ser notório o entusiasmo para com estes produtos tecnológicos. Os rumores sugerem um considerável rol de novidades para os novos smartphones iOS, com novos esquemas de cor cativantes, bem como o uso de novos materiais de construção.

A par do design do produto, elemento que efetivamente não deve mudar consideravelmente, são esperadas mais e diferentes opções de cor para os smartphones da maçã. Ora, se este ano tivemos o novo tom de amarelo para os iPhone 14, para o próximo lançamento contamos com um novo tom de vermelho profundo para os iPhone 15 Pro.

Primeiro impacto, as opções de cor para os iPhone 15

smartphone Apple iPhone 15
As opções de cor sugeridas para o smartphone Apple iPhone 15. Crédito: 9to5Mac.

Por outro lado, para os modelos-base - iPhone 15 e iPhone 15 Plus - contamos com um novo esquema de cor em verde. O objetivo passa por dar aos consumidores mais opções de escolha, ao mesmo tempo que também diferenciam os novos modelos com os tons de cor exclusivos para este ano.

Aumento do preço é uma forte possibilidade para os iPhone 15

Particularmente cativante é referência expressa ao vermelho a usar nos modelos Pro como sendo mais profundo e garrido. Ao que tudo indica teremos um vermelho Crimson, bastante escuro e com muita profundidade de cor, essencialmente um vermelho-escuro.

iPhone 15: pricier, potential $200 increase for Pro models. Apple aims to retain loyalty despite modest improvements. Sales predicted to rise due to backlog of potential buyers. Prices expected: $799 iPhone 15, $899 Plus, $1,099 Pro, $1,199 Pro Max. Tough choice for customers. pic.twitter.com/ysDGa8DQpm

— Siber Music (@sibermusic) 5 de julho de 2023

São igualmente vários os rumores que sugerem um aumento do preço para todas as versões do iPhone 15 a ser aplicado nos Estados Unidos da América. Note-se que apesar dos recentes aumentos aplicados nos mercados globais, o preço base do iPhone não subia nos EUA há vários anos.

Naturalmente, caso o preço suba no seu mercado doméstico, também nos mercados globais este aumento será sentido. Dito isto, a Apple pode aumentar em até 200 dólares o preço dos modelos Pro, aproveitando também a maior lealdade dos consumidores.

Por outras palavras, a gigante de Cupertino sabe que mesmo ao aumentar os preços, o consumidor leal voltará a comprar os seus produtos. Portanto, podem assim aumentar confortável e consideravelmente os lucros operacionais.

Titânio como novo material de construção nos iPhone 15 Pro

The iPhone 15 Pro models are expected to feature these 5 changes:1. Thinner bezels + titanium chassis2. Customizable mute button (replacing the mute switch)3. A17 chip (3nm)4. USB-C port5. Periscope zoom lens (up to 5x or 6x zoom)Are you excited? pic.twitter.com/sSdYjWEVXV

— Apple Hub (@theapplehub) 28 de junho de 2023

A par das baterias de maior capacidade, a porta USB-C, margens mais diminutas, nova ótica com zoom de até 5x, e sem esquecer o interruptor das notificações personalizáveis, teremos também uma estrutura em titânio.

O novo material, muito leve e robusto, deverá apresentar-se como substituto do aço inoxidável atualmente empregue nos modelos de topo. A sua principal vantagem será, efetivamente, a redução do peso do telefone face à geração atual.

Sem esquecer, contamos ainda com a apresentação do novo processador Apple A17 Bionic que prometeu já "varrer o chão" com a concorrência Android no que à eficiência energética diz respeito. Algo que efetivamente gostaríamos de ver.

Assim sendo, contamos não só com novas cores para os telemóveis Apple, como também a utilização de novos materiais na sua construção, com a forte possibilidade de termos um aumento de preços em 2023.

This is the iPhone 15 lineup! Screen sizes and batteries for 2023 👇 pic.twitter.com/8CcmKndDP5

— Apple Intro (@appleintro) 4 de julho de 2023

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.