Apple iPhone 14 será produzido fora da China pela 1.ª vez, afirma Ming-Chi Kuo

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 2 min.

A apresentação oficial e posterior lançamento global dos smartphones Apple iPhone 14 terá lugar em inícios de setembro. Estamos, portanto, a escassas semanas de conhecer a próxima geração de telemóveis iOS. Teremos pelo menos quatro modelos, com dois tamanhos à escolha do consumidor.

Entre as novidades aponta-se agora a possível produção dos iPhone 14 fora da China, país que tem historicamente produzido os produtos da Apple, bem como das principais tecnológicas. Esta é a convicção do mais famoso analista de mercado dedicado à tecnológica de Cupertino, Ming-Chi Kuo.

Índia será o país escolhido pela Apple para a produção do iPhone 14

O analista refere que a gigante de Cupertino alterará parte das linhas de produção, movendo-as para a Índia. Note-se que já em anos anteriores alguns dos produtos da Apple eram produzidos fora da China, mas mantendo o maior volume de produção nesse país.

Agora, porém, a Índia parece ser a nova escolha da Apple, para pelo menos igualar a médio prazo o volume de unidades produzidas na China. Será, portanto, a primeira vez que a Apple aplica esta estratégia com o intuito de diminuir a sua dependência da gigante nação asiática.

Foxconn produzirá na Índia, em simultâneo com a China, o iPhone 14

Segundo esta fonte, o modelo Apple iPhone 14, modelo base, será o escolhido para testar esta nova estratégia. De acordo com o seu testemunho, o modelo será produzido em simultâneo e em quantidades similares, na China e na Índia, pela Foxconn.

A região indiana tem assumido uma crescente preponderância nos desígnios e planos de produção da tecnológica norte-americana nos últimos anos. Desse modo, tal possibilidade é por nós encarada como natural ou mesmo expectável à medida que a Apple reforça as suas linhas de produção e luta por diminuir a dependência de uma só fonte.

Ainda de acordo com Ming-Chi Kuo a produção na Índia começará nesta segunda metade de 2022. Aqui mais uma vez, em simultâneo com a China.

Porém, o analista refere que a capacidade de produção no sub-continente indiano ainda está muito aquém dos volumes de produção obtidos na China. Aliás, com pelo menos um ano de intervalo entre ambos mercados e respetiva capacidade de produção.

Linha de produção mais diversificada e menos dependente da China

A medida referida pelo analista de mercado, não confirmada pela Apple, assume-se como plausível. A propósito, recordamos os recentes esforços da Apple em diversificar a produção fora da China. Mais concretamente em nações como o Viename (para alguns modelos de iPad), e para a Índia (sobretudo os modelos iPhone SE).

Por fim, Kuo identifica a Índia como o mercado decisivo para o crescimento da Apple e o fomento da popularidade do seu ecossistema. Agora, resta-nos aguardar pela próxima keynote da empresa de Tim Cook para conhecer os novos produtos.

Editores 4gnews recomendam:

  • Razer anuncia mota elétrica que vais querer comprar na Europa, a NIU X Razer SQi Edition
  • Xiaomi: Redmi K50s Pro ultrapassa um milhão de pontos na plataforma AnTuTu
  • Samsung Galaxy Watch 5 chega à Europa com preços a começar nos 299 euros
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.