Apple iPhone 14 será produzido fora da China pela 1.ª vez, afirma Ming-Chi Kuo

Rui Bacelar
Comentar

A apresentação oficial e posterior lançamento global dos smartphones Apple iPhone 14 terá lugar em inícios de setembro. Estamos, portanto, a escassas semanas de conhecer a próxima geração de telemóveis iOS. Teremos pelo menos quatro modelos, com dois tamanhos à escolha do consumidor.

Entre as novidades aponta-se agora a possível produção dos iPhone 14 fora da China, país que tem historicamente produzido os produtos da Apple, bem como das principais tecnológicas. Esta é a convicção do mais famoso analista de mercado dedicado à tecnológica de Cupertino, Ming-Chi Kuo.

Índia será o país escolhido pela Apple para a produção do iPhone 14

My latest survey indicates Foxconn's iPhone production site in India will ship the new 6.1" iPhone 14 almost simultaneously with China for the first time in 2H22 (India being one quarter or more behind in the past).

— 郭明錤 (Ming-Chi Kuo) (@mingchikuo) 5 de agosto de 2022

O analista refere que a gigante de Cupertino alterará parte das linhas de produção, movendo-as para a Índia. Note-se que já em anos anteriores alguns dos produtos da Apple eram produzidos fora da China, mas mantendo o maior volume de produção nesse país.

Agora, porém, a Índia parece ser a nova escolha da Apple, para pelo menos igualar a médio prazo o volume de unidades produzidas na China. Será, portanto, a primeira vez que a Apple aplica esta estratégia com o intuito de diminuir a sua dependência da gigante nação asiática.

Foxconn produzirá na Índia, em simultâneo com a China, o iPhone 14

Apple iPhone 14

Segundo esta fonte, o modelo Apple iPhone 14, modelo base, será o escolhido para testar esta nova estratégia. De acordo com o seu testemunho, o modelo será produzido em simultâneo e em quantidades similares, na China e na Índia, pela Foxconn.

A região indiana tem assumido uma crescente preponderância nos desígnios e planos de produção da tecnológica norte-americana nos últimos anos. Desse modo, tal possibilidade é por nós encarada como natural ou mesmo expectável à medida que a Apple reforça as suas linhas de produção e luta por diminuir a dependência de uma só fonte.

Ainda de acordo com Ming-Chi Kuo a produção na Índia começará nesta segunda metade de 2022. Aqui mais uma vez, em simultâneo com a China.

Porém, o analista refere que a capacidade de produção no sub-continente indiano ainda está muito aquém dos volumes de produção obtidos na China. Aliás, com pelo menos um ano de intervalo entre ambos mercados e respetiva capacidade de produção.

Linha de produção mais diversificada e menos dependente da China

Apple has already been implementing both solutions and is expected to accelerate progress in the foreseeable future. https://t.co/GKhbrtpg07

— 郭明錤 (Ming-Chi Kuo) (@mingchikuo) 4 de agosto de 2022

A medida referida pelo analista de mercado, não confirmada pela Apple, assume-se como plausível. A propósito, recordamos os recentes esforços da Apple em diversificar a produção fora da China. Mais concretamente em nações como o Viename (para alguns modelos de iPad), e para a Índia (sobretudo os modelos iPhone SE).

Por fim, Kuo identifica a Índia como o mercado decisivo para o crescimento da Apple e o fomento da popularidade do seu ecossistema. Agora, resta-nos aguardar pela próxima keynote da empresa de Tim Cook para conhecer os novos produtos.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. Ocupa-se com as novidades de tecnologia na 4gnews. Email: ruifbacelar@gmail.com