À medida que nos aproximamos de setembro, com a provável apresentação dos Apple iPhone 14 já no horizonte, as fugas de informação intensificam-se tanto em frequência como em conteúdo. Agora, com efeito, ficamos a saber que os modelos de topo, os Apple iPhone 14 Pro, tirarão pleno proveito dos novos widgets do iOS 16.
Estes elementos visuais interativos, os widgets, estão entre as recentes apostas da gigante de Cupertino no que ao software diz respeito, sobretudo no iOS 16. Com efeito, foi durante a conferência anual WWDC 2022 que ficamos a conhecer vários novos widgets a chegar com a próxima grande atualização do sistema operativo da "maçã".
A função Always On será crucial para a apresentação dos widgtes no iOS 16
Em primeiro lugar importa lembrar que, de acordo com as fugas de informação prévias, apenas os modelos iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max terão direito à função Always On. O ecrã "sempre ligado" que apresentará informação contextual como, por exemplo, as horas e uma súmula das notificações que possam ter recebido.
Tal facto deve-se à utilização, em exclusivo nos modelos Pro, de um painel para o ecrã com tecnologia LTPO AMOLED de última geração. Algo que permitirá, por exemplo, reduzir esta taxa de atualização para 1 Hz e, desse modo, poupar bateria. Já para os modelos-base - iPhone 14 e iPhone 14 Max - os ecrãs devem reter a taxa de atualização convencional fixa a 60 Hz.
Por conseguinte, a possibilidade de manter sempre alguma informação no ecrã, mesmo com o telefone bloqueado, ficará provavelmente restrita aos modelos Pro. A justificativa para tal prende-se com o consumo energético, contido nos modelos Pro pelos motivos referidos supra, mas sem tal benesse nos modelos mais acessíveis.
Relógio, notificações, meteorologia e outras atividades nos widgets do iOS 16
Esta possibilidade, de termos novos widgets no ecrã Always On nos iPhone 14 Pro, foi avançada pelo jornalista Mark Gurman da Bloomberg na sua newsletter, Power On. Aí estão reunidas as suas recentes conclusões e previsões para os desígnios da Apple para os remanescentes meses de 2022.
O jornalista prevê ainda o lançamento de vários novos produtos da gigante de Cupertino durante o outono de 2022. Algo que, aliás, se deverá prolongar durante a primeira metade de 2023, com novos equipamentos também já na calha para serem revelados.
No que concerne ao iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max importa assim reter que as vantagens face aos modelos-base serão múltiplas. Ou seja, não serão apenas ao nível do hardware e design do produto, mas também nas capacidades do sistema operativo e conteúdos apresentados nos seus widgets.
Por fim, espera-se que a Apple apresente a nova gama de telemóveis iPhone 14 durante o seu tradicional evento de setembro. Até ao momento, contudo, a tecnológica de Cupertino não confirmou a data ou realização do mesmo.
Editores 4gnews recomendam: