Apple iPhone 14 Pro pode ser mais caro mesmo sem esta melhoria esperada

Rui Bacelar
Comentar

A Apple deve apresentar a sua próxima gama de telemóveis iOS em meados de setembro próximo. Ao que tudo indica teremos, com efeito, quatro modelos de smartphones com dois dispositivos Pro e dois equipamentos mais acessíveis, modelos-base. No entanto, as melhores caraterísticas estarão presentes nos Apple iPhone 14 Pro, ainda que estes possam desiludir alguns utilizadores.

Ao que tudo indica, segundo um novo rumor, os novos modelos Pro para 2022 e 2023, podem chegar mais caros ao mercado face aos valores praticados com os Apple iPhone 13 Pro e Apple iPhone 13 Pro Max. Porém, a esperada melhoria no valor base do armazenamento interno - atualmente nos 128 GB - poderá manter-se inalterado na gama iPhone 14.

Analista de mercado não acredita em melhorias no valor de armazenamento interno

Apple iPhone 14 Pro
Representação digital (render) do possível Apple iPhone 14 Pro. Crédito: Jon Proser.

Recordamos primeiramente a convicção da agência de análise de mercado Trendforce que apontava um aumento no valor base do armazenamento interno dos iPhone 14 Pro para 2556 GB. Agora, porém, de acordo com o testemunho do analista de mercado Jeff Pu, em declarações prestadas à publicação MacRumors, tal hipótese não passará disso mesmo, uma possibilidade ou rumor.

Ainda de acordo com Pu, isto não impedirá a Apple de aumentar o preço de ambos os modelos "Pro" para refletir as melhorias na câmara fotográfica, processador e outras áreas. Além disso, a fabricante de Cupertino deve efetivamente aumentar o leque de configurações de memória disponíveis para os iPhone. Todavia, sem alterar o valor base de 128 GB.

Apple iPhone 14 Pro
Representação digital e possíveis esquemas de cor para os Apple iPhone 14 Pro.

A saber, para os Apple iPhone 14 Pro, de acordo com o testemunho de Jeff Pu, teremos agora quatro configurações disponíveis: 128 GB, 256 GB, 512 GB, bem como o valor máximo de 1 TB. Aliás, também já nos cruzamos com um rumor a sugerir a opção de 2 TB, mas tal afigura-se francamente improvável para a gama iPhone 14.

Em suma, o analista mantém as previsões de aumento de preços para a gama iPhone 14 Pro. Ao mesmo tempo, reitera a manutenção do valor base de armazenamento interno nos 128 GB de memória.

Preços dos Apple iPhone 14 Pro devem aumentar, mas não o valor base de armazenamento interno

Apple iPhone 14 Pro
Representação digital (render) do possível Apple iPhone 14 Pro. Crédito: Jon Proser.

Importa frisar, contudo, que estas informações não são oficiais. Aliás, só com o anúncio em setembro próximo é que teremos a confirmação oficial destas previsões, por muito informadas que estas possam ser.

Não obstante, contamos com melhorias no notch ou recorte frontal para o sistema Face ID e câmara frontal. Elementos que deverão adotar um formato reduzido em forma de comprimido e círculo.

Teremos também o suporte para a gravação de vídeo a 8K (resolução máxima), bem como o novo iOS 16. Ademais, contamos com novas opções de widgets para o ecrã de bloqueio e várias melhorias na câmara fotográfica.

This would be a great optimization of the iPhone 14 Pro screen, but I think we won't see it until an iOS 16 jailbreak is released. #apple #iPhone14Pro #iOS16 pic.twitter.com/Epr3gLA2Lx

— Majin Bu (@MajinBuOfficial) 11 de agosto de 2022

Acima, na publicação de Twitter, vemos aquela que pode ser a nova notch para os modelos iPhone 14 Pro com o formato de comprimido (para os sensores FaceID), bem como o círculo (para a câmara fotográfica frontal). É, note-se, apenas uma possibilidade que tem vindo a ser reforçada nos últimos meses.

Por fim, os modelos Apple iPhone 14 Pro devem ser os únicos a usar o novo processador Apple 16 Bionic. Isto, para além de terem melhores ecrãs ProMotion (LTPO AMOLED) a 120 Hz, bem como as três câmaras fotográficas na traseira.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. Ocupa-se com as novidades de tecnologia na 4gnews. Email: ruifbacelar@gmail.com