A nova gama de smartphones iOS está cada vez mais próxima. Ao que tudo indica, a Apple manterá a tradição e revelará a gama Apple iPhone 14 em meados de setembro próximo. Até lá, as fugas de informação trazem-nos agora um relato morno das primeiras impressões aos modelos de topo de Cupertino.
Em causa estão os Apple iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max, modelos mais onerosos e onde também teremos as principais diferenças face à atual geração iPhone 13. Porém, o impacto inicial, apesar de positivo, está longe de surpreender uma fonte próxima da linha de produção dos novos telefones que já terá pegado nos dispositivos.
Há diferenças, mas nada de estrondoso nos Apple iPhone 14 e iPhone 14 Pro Max
O relato, partilhado pelo responsável pelo perfil de Twitter @LeaksApplePro, dá conta das primeiras impressões de uma fonte sua que já teve acesso aos telefones da maçã. Antes mesmo da apresentação oficial dos smartphones iOS esta fonte terá conseguido ter acesso a diversos modelos e partilhou agora as suas impressões.
Importa notar que este perfil de Twitter tem por hábito partilhar novidades, rumores e fugas de informação sobre o universo da maçã, com bom histórico de fiabilidade. Desse modo, somos damos como muito plausível este relato uma vez que as linhas de produção já estarão a produzir os vários modelos para dar resposta à expectável procura.
Este testemunho baseia-se em unidades funcionais dos Apple iPhone 14 Pro e Apple iPhone 14 Pro Max. O aspeto mais diferente face à geração atual é efetivamente o recorde da notch, agora em forma de comprimido. Assim, apesar de manter as funcionalidades do FaceID, a notch está bastante reduzida, o que resulta num ecrã de maiores dimensões.
Está "confirmada" a notch reduzida nos Apple iPhone 14 Pro e iPhone 14 Pro Max
A fonte refere que "pode demorar algum tempo até nos habituarmos ao novo formato do notch, mas as funções práticas estão todas lá". Para além disso, ganhamos um painel frontal mais clean, com menos interrupções para os ecrãs ProMotion a 120 Hz.
A mesma pessoa acrescenta ainda que a qualidade do ecrã nos Apple iPhone 14 Pro é a mesma dos Apple iPhone 13. Ou seja, a mesma tecnologia AMOLED, com painéis fabricados pela Samsung e alta taxa de atualização dos conteúdos a 120 Hz.
Apesar dos rumores sugerirem a utilização da mais recente tecnologia OLED M12 da Samsung, o testemunho partilhado não dá conta de melhorias notórias para a qualidade de imagem nos ecrãs dos modelos Pro.
Para além disso, é referido que o modelo iPhone 14 Pro Max parece "um tijolo na mão", tal como já é hábito nestes modelos de maiores dimensões.
Câmaras de 48 MP, mas com alguns "quês" nos iPhone 14 Pro
A mesma fonte apontou a presença de novos sensores fotográficos na câmara principal dos telefones Apple. Note-se que a Apple tem usado câmaras de 12 MP para os sensores principais há vários anos, mas estará agora pronta para apostar nos 48 MP.
Todavia, mais pixeis em cada sensor de imagem, sem que estes aumentem de dimensão, resulta numa diminuição do tamanho de cada pixel (cada célula) individual. Isto vai resultar em mais ruído digital (mais grão e artefactos) quando a luz escasseia. Este é o "quê" apontado ao novo sistema de câmaras dos iPhone 14 Pro Max.
Note-se, contudo, que a fonte refere as dimensões "enormes" do novo módulo de câmaras para os Apple iPhone 14 Pro. Isto pode indicar a utilização de sensores de maiores dimensões físicas, o que ajudaria a conter o inexorável aumento do ruído digital à medida que o tamanho de cada píxel diminui.
Por fim, importa notar que apesar do bom histórico de fiabilidade deste perfil de Twitter, as informações não são oficiais. Dito isto, interpretem estas conclusões com um (bom) grão de sal e cautela.
Editores 4gnews recomendam: