Apple: iPhone 13 pode trazer funcionalidade que vai fazer a diferença

Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Tempo de leitura: 2 min.

Ainda faltam vários meses para o lançamento do iPhone 13, mas os rumores e previsões já começam a circular pela internet, tentando dar uma ideia daquilo que a Apple terá para oferecer em 2021.

Um grupo de analistas da Barclays avança agora que o próximo iPhone vai ser compatível com Wi-Fi 6E, de forma a conseguir ter um melhor desempenho, aumentando o número de canais de transmissão de dados em relação às normas 2.4GHz e 5GHz.

Apple vai apostar no Wi-Fi 6E no iPhone 13

O Wi-Fi 6E oferece todas as capacidades do Wi-Fi 6, como melhor desempenho, latência mais reduzida e transferências de dados mais velozes, com a vantagem de aumentar a largura de banda e diminuir a interferência, quando comparada com as normas 2.4GHz e 5GH.

A norma 6GHz é tida como um dos maiores avanços em termos de redes sem fios dos últimos 20 anos, com o potencial de dar origem a novas experiências para os consumidores, tanto em smartphones como Realidade Aumentada/Virtual ou wearables.

Enquanto o Wi-Fi 6 é compatível apenas com as bandas 2.4GHz e 5GHz, o 6E pode permitir o uso simultâneo da nova norma 6GHz. Como costuma acontecer nestes saltos em termos de redes sem fios, convém preparares-te para a necessidade de comprares novos modems e pontos de acesso.

iPhone 11 e iPhone 12 são compatíveis apenas com Wi-Fi 6

Vale a pena destacar que os modelos de iPhone lançados a partir de 2019 (incluindo o novo SE) não são compatíveis com esta nova banda de 6GHz. Estes equipamentos dispõem de Wi-Fi 6, mas não de Wi-Fi 6E.

Será possível que nem todos os modelos do iPhone 13 recebam este novo chip de conversão fabricado pela Cirrus Logic, com a Apple a reservar-se o direito de avaliar se esta nova tecnologia será efetivamente um benefício para todos os consumidores.

Recentemente, foi também sugerido que o super-ciclo que o iPhone 12 está a viver vai potenciar as vendas do iPhone 13, que pode chegar aos 250 milhões de utilizadores.

Esta funcionalidade pode ser mais um elemento catalisador de vendas, da mesma forma que o 5G foi o grande tema durante a apresentação da família iPhone 12.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple ainda vai demorar a lançar um iPad com ecrã OLED
  • iPhone 12 Pro Max bate Galaxy Note 20 Ultra em teste de bateria (vídeo)
  • Apple: iPhone 13 vai bater recordes de vendas em 2021
Abílio Rodrigues
Abílio Rodrigues
Apaixonado por tecnologia desde que montou o seu primeiro computador, continua em fase lua-de-mel com tudo o que envolva um processador e permita umas sessões videolúdicas.