Apple iPhone 13: gama de smartphones pode trazer trunfo inédito em 2021

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A gigante de Cupertino pode incluir o suporte para ligação por satélite LEO (low earth orbit) na gama de smartphones Apple iPhone 13 a chegar em setembro próximo. Tal conexão permitiria aos utilizadores em áreas remotas fazer chamadas mesmo sem cobertura de rede móvel, além de também poderem enviar SMS's.

Tal funcionalidade tornaria os iPhone 13 mais úteis sobretudo em áreas rurais, bem como em zonas de fraca ou sem cobertura de rede móvel, seja o padrão 4G LTE, ou o 5G. A hipótese foi hoje avançada e pode caraterizar os próximos iPhone para 2021.

A geração Apple iPhone 13 deve chegar em setembro de 2021

Segundo um novo rumor, oriundo de um leaker com bom histórico de fiabilidade, a gama iPhone 13 pode trazer algo inédito nos smartphones iOS, a ligação por satélite. Mais concretamente, o suporte para os satélites de órbita baixa (LEO) para reforçar as suas capacidades de conetividade em zonas remotas. Desse modo, o utilizador nunca ficaria impedido, por exmeplo, de fazer chamadas.

Importa frisar que esta informação é proveniente de Ming-Chi Kuo, sendo mais que um leaker e sim um analista de mercado dedicado aos desígnios da tecnológica de Cupertino. O seu testemunho foi primeiramente publicado pelo portal MacRumors.

Kuo sustenta a sua tese com a suposta presença de um modem "Qualcomm X60 personalizado" nos próximos iPhone 13. Ainda de acordo com Kuo, este modem personalizado foi encomendado à Qualcomm para garantir a ligação aos satélites LEO supracitados.

Ligação aos satélites LEO para toda a gama Apple iPhone 13

A ligação aos satélites LEO não seria um substituto para os atuais padrões 4G (LTE) e 5G que pautam as redes móveis, mas sim um complemento para estas. Um novo tipo de ligação que permitiria aos utilizadores comunicar entre si mesmo em zonas privadas de cobertura de rede móvel. Para os utilizadores rurais, ou em áreas remotas, tal poderá ser altamente benéfico.

Por outro lado, ainda que uma ligação à constelação de satélites LEO também permita uma ligação à Internet de alta velocidade, de momento não sabemos se a Apple também dará prioridade a tal capacidade.

Note-se que entre este tipo de satélites LEO temos o sistema StarLink concebido pela empresa StarX de Elon Musk. Com efeito, o seu sistema já consegue garantir uma cobertura global e providenciar o acesso à Internet com velocidades cada vez maiores.

A StarLink já afirma conseguir garantir uma ligação com largura de banda máxima de 1 GB e uma latência entre 25 ms a 35 ms. Os valores têm vindo gradualmente a melhorar, mas não sabemos se os iPhone 13 terão este tipo de conetividade.

Kuo sugere uma adoção desta conetividade em futuros produtos Apple

Tendo início com os Apple iPhone 13, a empresa deverá garantir esta conetividade para vários outros produtos. Esta é a convicção de Ming-Chi Kuo, chegando também a afirmar que esta conexão também estará presente em futuros carros.

Resta saber, contudo, se esta hipótese tem algum fundamento de verdade. É certo que Kuo é um dos analistas mais famosos e respeitados no mundo Apple, mas teremos que esperar pela apresentação oficial da gama iPhone 12.

A propósito, espera-se que a Apple apresente os novos produtos no dia 14 de setembro. Entre estes, os iPhone 13 ocuparão o lugar de honra na keynote da Apple, devendo também trazer melhorias para as câmaras e um leitor de impressões digitais embutido.

Há ainda espaço para melhorias na autonomia, desempenho e para a diminuição do notch. Até ao dia 14 de setembro - data sem confirmação - contamos com mais fugas de informação.

Editores 4gnews recomendam:

  • GoPro Hero 10 Black: action cam trará grandes mudanças e melhorias
  • Xiaomi e OnePlus ajudarão a baixar o preço médio das Smart TV em 2021
  • Android 12: a lista dos smartphones Xiaomi, POCO e Black Shark que devem receber as novidades da Google
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.