Tudo aponta para que a geração iPhone 13 seja oficialmente apresentada em setembro próximo. Serão novamente quatro smartphones com selo Apple e serão muito similares aos modelos que os precedem.
Ainda assim, há algumas alterações dignas de nota no design dos vindouros iPhone 13. São essas novidades que merecem agora a nossa atenção e que vamos detalhar, uma vez mais, aos nossos leitores.
iPhone 13 virão com uma notch menor
A redução da dimensão da notch nos iPhone 13 apresenta-se como a principal novidade estética esperada para a nova geração de smartphones. Será a primeira vez desde 2017 que a Apple fará alterações na interrupção do ecrã nos seus dispositivos.
Aproveitando imagens partilhadas pela publicação Svetapple.sk, eis um comparativo bastante elucidativo da alteração que a Apple fará no ecrã dos iPhone 13. Esta ilustração rapidamente elucida-nos para a real diferença entre a notch do passado e a que se estreará em 2021.
Segundo das informações dessa fonte, a notch será 25% menor face aos iPhone 12 e anteriores. Terá agora apenas 26,63mm de largura e a margem superior dos iPhone 13 terão apenas 2,57 centímetros.
Estas alterações são potenciadas pela redução dos sensores necessários ao funcionamento do Face ID. Alegadamente, será o último ano que os veremos fora do ecrã, visto que as previsões apontam para que esses componentes sejam embutidos sob o ecrã dos iPhone 14, a serem desvendados em 2022.
Novos sensores significa módulos maiores
Na traseira dos iPhone 13 assistiremos a uma alteração no módulo das câmaras destes equipamentos. Devido à utilização de sensores maiores em todos os modelos, os respetivos módulos também serão maiores.
A imagem anterior serve para ilustrar as diferenças esperadas entre os iPhone 12 Pro e o iPhone 13 Pro. É facilmente percetível que a capa desenhada para o novo modelo não encaixa perfeitamente na geração anterior.
Os iPhone 13 serão mais grossos e terão baterias maiores
Outra grande novidade da linha iPhone 13 prende-se com a sua estrutura, concretamente a sua espessura. Com efeito, os novos modelos serão mais grossos, contando com um aumento de 1,3% face à geração anterior.
Na prática, estamos perante um crescimento de 0,1 mm ou 0,2 mm na espessura dos próximos smartphones da Apple. Uma diferença aparentemente marginal, mas que revogará a compatibilidade das capas da geração anterior com os novos modelos.
Aproveitando essa ligeira alteração, a Apple irá incorporar baterias maiores nos iPhone 13. Enquanto ainda não se conhecem valores concretos para as novas células, a esperança é que estas providenciem uma maior autonomia aos seus utilizadores.
Em suma, já temos uma documentação bastante sólida do que esperar da geração iPhone 13. Só falta mesmo a sua oficialização que, de acordo com alguns rumores, poderá acontecer no dia 21 de setembro.
Editores 4gnews recomendam: