Apple iPhone 13 chegará com grandes novidades na gravação de vídeo

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

O conceituado jornalista Mark Gurman, da Bloomberg, acaba de partilhar mais um relatório sobre o que esperar dos iPhone 13. São várias as novidades referidas, mas aquelas que mais cativam estão relacionadas com a gravação de vídeo.

Segundo aquilo que é apontado por Gurmam, serão três as grandes novidades para a gravação de vídeo no iPhone 13. A principal será a possibilidade de desfocar o fundo em vídeo, semelhante ao que já se pode fazer nas fotografias.

“Cinematic Video” traz o modo retrato à gravação de vídeo no iPhone 13

Tudo indica que a Apple apelidará esta grande novidade dos seus smartphones como “Cinematic Video”. Apesar do nome pomposo, o objetivo é aplicar o conhecido modo de retrato na gravação de vídeo nos iPhone 13.

Tal como sucede na fotografia, a funcionalidade permitirá ao utilizador aplicar um efeito de desfoque ao fundo do seu vídeo. Será uma forma simples e eficaz de orientar a atenção do utilizador para aquilo que realmente importa, seja uma pessoa ou um objeto.

A juntar a esta novidade, os iPhone 13 contarão ainda com a funcionalidade ProRes. Será de especial interesse para aqueles que editam vídeo, concedendo-lhes um maior controlo aquando da sua gravação.

Uma novidade que vem no seguimento da introdução da funcionalidade ProRAW nos modelos lançados em 2020. O intuito continua a ser dar ao utilizador mais ferramentas para personalizar o seu conteúdo.

Devemos ainda apontar a introdução de novos filtros para as fotografias tiradas com os iPhone 13. Estes, no entanto, poderão ser aplicados a elementos específicos da imagem e não apenas à sua totalidade.

Ecrãs ProMotion trazem maior taxa de atualização e always-on display

Mark Gurman aproveita o seu recente relatório para tecer algumas considerações aos ecrãs dos próximos iPhone 13. O jornalista aponta a implementação de ecrãs ProMotion, com 120Hz de taxa de atualização, que certamente se verificará apenas nos modelos Pro.

Fala ainda na implementação da funcionalidade always-on display, fazendo ecoar rumores anteriores dos seus companheiros de profissão. Tudo suportado num novo processador, o Apple A15 Bionic, que dará maior potência aos novos smartphones da americana.

Por fim, sublinhar que a geração iPhone 13 será uma evolução incremental, sendo expectável a persistência de muitos traços característicos da geração anterior. Isto significa que não haverá novo design, embora a redução da notch seja uma alteração estética de relevo.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple estará a solicitar a ajuda das fabricantes sul-coreanas para o Apple Car
  • Apple acelera detalhe essencial para garantir stock dos iPhone 13
  • Conhece o protótipo do AirPower cancelado pela Apple [vídeo]
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.