O conceituado jornalista Mark Gurman, da Bloomberg, acaba de partilhar mais um relatório sobre o que esperar dos iPhone 13. São várias as novidades referidas, mas aquelas que mais cativam estão relacionadas com a gravação de vídeo.
Segundo aquilo que é apontado por Gurmam, serão três as grandes novidades para a gravação de vídeo no iPhone 13. A principal será a possibilidade de desfocar o fundo em vídeo, semelhante ao que já se pode fazer nas fotografias.
“Cinematic Video” traz o modo retrato à gravação de vídeo no iPhone 13
Tudo indica que a Apple apelidará esta grande novidade dos seus smartphones como “Cinematic Video”. Apesar do nome pomposo, o objetivo é aplicar o conhecido modo de retrato na gravação de vídeo nos iPhone 13.
Tal como sucede na fotografia, a funcionalidade permitirá ao utilizador aplicar um efeito de desfoque ao fundo do seu vídeo. Será uma forma simples e eficaz de orientar a atenção do utilizador para aquilo que realmente importa, seja uma pessoa ou um objeto.
A juntar a esta novidade, os iPhone 13 contarão ainda com a funcionalidade ProRes. Será de especial interesse para aqueles que editam vídeo, concedendo-lhes um maior controlo aquando da sua gravação.
Uma novidade que vem no seguimento da introdução da funcionalidade ProRAW nos modelos lançados em 2020. O intuito continua a ser dar ao utilizador mais ferramentas para personalizar o seu conteúdo.
Devemos ainda apontar a introdução de novos filtros para as fotografias tiradas com os iPhone 13. Estes, no entanto, poderão ser aplicados a elementos específicos da imagem e não apenas à sua totalidade.
Ecrãs ProMotion trazem maior taxa de atualização e always-on display
Mark Gurman aproveita o seu recente relatório para tecer algumas considerações aos ecrãs dos próximos iPhone 13. O jornalista aponta a implementação de ecrãs ProMotion, com 120Hz de taxa de atualização, que certamente se verificará apenas nos modelos Pro.
Fala ainda na implementação da funcionalidade always-on display, fazendo ecoar rumores anteriores dos seus companheiros de profissão. Tudo suportado num novo processador, o Apple A15 Bionic, que dará maior potência aos novos smartphones da americana.
Por fim, sublinhar que a geração iPhone 13 será uma evolução incremental, sendo expectável a persistência de muitos traços característicos da geração anterior. Isto significa que não haverá novo design, embora a redução da notch seja uma alteração estética de relevo.
Editores 4gnews recomendam:
- Apple estará a solicitar a ajuda das fabricantes sul-coreanas para o Apple Car
- Apple acelera detalhe essencial para garantir stock dos iPhone 13
- Conhece o protótipo do AirPower cancelado pela Apple [vídeo]