Apple iPad com ecrã OLED chegará mais tarde que o previsto

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 1 min.

Um relatório assinado pela publicação The Elec traz más notícias para quem está desejoso por ter um iPad com ecrã OLED. Segundo o que ela conseguiu apurar, a Apple adiou o lançamento do primeiro tablet com esta tecnologia para 2024.

Note-se que alguns rumores sustentavam que este aguardado anúncio pudesse ocorrer já este ano. Todavia, isso é cada vez mais improvável devido a problemas no desenvolvimento destes ecrãs.

Apple adia lançamento do iPad OLED e culpa a Samsung

Tal como acontece com os iPhone, também a Samsung ficará encarregue de desenvolver os painéis OLED a utilizar nos futuros iPad. Contudo, a sul-coreana não conseguirá acolher as exigências técnicas e financeiras da Apple.

A Apple quererá utilizar uma nova tecnologia nos ecrãs OLED dos seus futuros iPad. Estes devem ser constituídos por duas camadas de emissão, ao contrário dos modelos atuais que oferecem apenas uma.

A principal vantagem desta abordagem é uma maior emissão de luz, tornando estes painéis ainda mais brilhantes. Contudo, dependem de um processo de fabrico mais complexo e mais dispendioso financeiramente.

O cerne da questão é que a Samsung não consegue produzir esses ecrãs, pelo preço que a Apple solicita, até ser realizada uma atualização nos processos seus de fabrico. Algo que requer mais investimento nas suas fábricas.

Devido a estes impedimentos, a Apple só deverá receber os painéis que deseja, ao preço que ambiciona, em 2023. Isso forçará a americana a adiar o lançamento do seu primeiro iPad com ecrã OLED para o ano de 2024.

Esta é uma das transições mais aguardadas por todos os utilizadores dos tablets da Apple. Atualmente a Apple socorre-se da tecnologia mini-LED que oferece um desempenho similar ao OLED por um custo inferior.

O objetivo da Apple é migrar para a tecnologia OLED sem sacrificar em demasia o preço final do iPad. Para tal ser possível, teremos de aguardar mais dois anos.

Editores 4gnews recomendam:

  • iPhone 14: possíveis preços trazem más notícias para os fãs
  • Apple iPhone 13 Pro destaca-se positivamente no teste de bateria da DxOMark
  • Apple: headset RV vai ter esta característica do MacBook Pro
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.