Apple: iOS 18 pode contar com recursos de IA generativa

Mónica Marques
Mónica Marques
Tempo de leitura: 1 min.

Também a Apple quer aventurar-se na área de Inteligência Artificial generativa e terá já um plano definido para o fazer.

De acordo com os últimos rumores, o iOS 18, que chega em 2024, pode integrar já recursos baseados nesta tecnologia.

Apple vai construir mais servidores para IA generativa

imagem do iPhone 15
Recursos de IA generativa podem ser incluídos no próximo sistema operativo iOS 18 Crédito@Apple

Jeff Pu, o analista da empresa Haitong International Securities, afirma que o iOS 18 – e consequentemente o iPhone e o iPad – já terá recursos de Inteligência Artificial generativa. Para isso, a empresa de Cupertino vai construir mais servidores já em 2023 e também durante o ano de 2024.

De acordo com o conhecido analista, a Apple pode vir a oferecer uma combinação de IA baseada em nuvem e também a chamada “IA de ponta” que processa os dados localmente no dispositivo.

Mas Jeff Pu apela à paciência dos seguidores da marca. Tudo porque a Apple terá de alinhar o uso dos recursos de IA generativa com a sua rígida política de privacidade. No entanto, se a empresa for mais célere do que é habitual, estes novos recursos podem chegar já com o iOS 18, previsto para chegar em 2024.

Outras fontes afirmaram já que a Apple pretende integrar grande modelos de linguagem na sua assistente Siri para que esta execute tarefas mais complexas. No entanto, a “nova Siri”, muito possivelmente só deverá estar disponível numa atualização ao iOS 18, posterior ao seu lançamento.

Apple já mostrou o seu interesse na Inteligência Artificial generativa

Notícias anteriores deram já a conhecer o interesse da empresa de Cupertino nesta tecnologia. Na sua lista de candidaturas de emprego, a Apple colocou anúncios à procura de especialistas nesta área.

Por outro lado, Mark Gurman, jornalista da agência Bloomberg, também já noticiou que a empresa de Tim Cook estava a testar internamente um modelo semelhante ao ChatGPT.

O próprio Tim Cook já assumiu publicamente que a empresa está a trabalhar em IA generativa há vários anos, garantindo que esta tecnologia será “tratada com muito cuidado porque estamos plenamente conscientes dos maus usos que pode ter”.

Editores 4gnews recomendam:

Mónica Marques
Mónica Marques
Ao longo de mais de 20 anos de carreira na área da comunicação assistiu à chegada do 3G e outros eventos igualmente inovadores no mundo hi-tech. Em 2020 juntou-se à equipa do 4gnews. monicamarques@4gnews.pt