Volvidos alguns meses após ter sido lançado, o iOS 15 tarda em ter os níveis de adoção do seu antecessor. Este fenómeno pode dever-se a alguns erros associados a esta versão, ou até ao facto de utilizadores com equipamentos mais antigos simplesmente preferirem não atualizar.
É que, ao que tudo indica, o iOS 15 será o fim da linha para smartphone com o iPhone 6S e o iPhone SE de primeira geração, no que diz respeito a grandes atualizações. Outro pormenor é que a Apple também passou a permitir aos utilizadores manterem-se no iOS 14, recebendo igualmente atualizações de segurança.
Segundo os dados mais recentes da App Store, a 11 de janeiro eram 72% dos iPhone lançados nos últimos quatro anos a rodar o iOS 15. É bom realçar que 26% destes modelos ainda se encontram no iOS 14, e só 2% em versões anteriores.
63% dos iPhone compatíveis estão no iOS 15
Quando esticamos a corda para todos os equipamentos compatíveis com iOS 15, a percentagem é obviamente menor. 63% dos equipamentos compatíveis com o iOS 15 já se encontram nessa versão, sendo que 30% ainda se mantêm no iOS 14. 7% estão ainda em versões anteriores.
Há cerca de um ano os números eram bem mais consideráveis. Isto porque o iOS 14 tinha uma taxa de instalação de 81%. Esta é uma tendência que também se estende ao iPadOS 15 nos tablets da marca.
Pode ver-se que 57% dos iPad lançados nos últimos quatro anos contam com iPadOS 15, enquanto 39% ainda estão no iPadOS 14. Entre todos os iPad compatíveis com o iPadOS 15, 49% estão nesta versão, sendo que 37% se encontram na versão anterior.
Como referimos inicialmente, a Apple passou a permitir aos utilizadores manterem-se no iOS 14, recebendo igualmente atualizações de segurança. E isso pode explicar em boa medida estes números mais modestos.
Editores 4gnews recomendam:
- Apple iMessage no Android? Eis o que a Google pretende
- Apple disponibiliza atualização para iOS 15.2.1 e iPadOS 15.2.1
- Apple: parece que o iPhone 14 Pro vai ter mesmo esta característica