iOS 12 tornará os Apple iPhone e iPad ainda mais poderosos

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 5 min.

Performance, realidade aumentada e os...Memoji! Estas são as principais novidades que já pudemos testar no novo iOS 12 da Apple. Esta é a mais recente versão do sistema operativo da Apple para dispositivos móveis como o teu iPhone ou iPad.

Tal como aqui tivemos oportunidade de noticiar na 4gnews, a tecnológica de Cupertino apresentou recentemente o seu novo iOS 12. Trata-se da mais recente versão do sistema que em setembro deverá chegar aos iPhone e iPad eleitos. Agora, vemos mais algumas das suas novidades.

Vê ainda: Phone X que se recusou a ”morrer”

Tal como já esperávamos, o novo iOS 12 foi uma das estrelas da última edição do WWDC (world wide developers conference). Aí, ficamos a conhecer todas as melhorias e novas funções introduzidas pela Apple no seu software.

As novidades chegarão a milhões de dispositivos iPhone e iPad no final do ano mas até lá, já tivemos oportunidade de testar algumas novidades. Acima de tudo, e apesar de estar em fase beta, o iOS 12 deixa antever um grande reforço da performance (velocidade).

As melhorias na performance e velocidade do iOS 12

Palavra repetida vezes sem conta pelo senhor Craig Federighi, um dos executivos de topo da Apple. Performance. Velocidade. Poder. Estes são três dos vetores do iOS que em boa verdade se unem num só - fluidez. Esta será ainda mais notória, suave e omnipresente para o utilizador de dispositivos iPhone e iPad assim que chegar aos terminais.

Federighi destacou o aumento notório de velocidade e melhorias palpáveis para todo e qualquer utilizador. De modo a que todo e qualquer iPhone ou iPad eleitos possam usufruir de uma experiência diária ainda mais suave e capaz.

Ainda assim, as melhorias serão ainda mais notórias para quem tiver um iPhone antigo e por antigo entenda-se um iPhone 6. Sim, até mesmo este dispositivo de 2014 receberá a atualização para o novo iOS 12. Dispositivo que abrirá as aplicações de forma 40% mais veloz.

Dispositivo este que abrirá a câmara fotográfica de forma 70% mais rápida a partir do ecrã de bloqueio. Dispositivo que apresentará uma experiência de escrita (teclado) 50% mais rápido segundo os testes efetuados pela própria Apple.

A realidade aumentada para o iPhone e iPad a Apple

Este continua a ser um dos maiores vetores de inovação e desenvolvimento da Apple. A Realidade Aumentada é uma das áreas que tem suscitado a atenção do CEO, Tim Cook. Aqui, de forma a conjugar as capacidades da realidade virtual com aquilo que se desenrola perante o nosso olhar, a RA servirá para brincar e muito mais!

Terás uma nova aplicação de sistema, a régua que ter permitirá medir distâncias. Chama-se "Measure" e é a primeira investida séria da Apple neste novo "reino" da realidade aumentada.

Como seria de esperar, esta aplicação nativa do iOS 12 apresentar-se-á pronta e sem falhas assim que o iOS 12 for distribuído. Será mais uma ferramenta ao dispor do utilizador final do dispositivo. Através da câmara do iPhone ou do iPad terás esta nova régua.

A aplicação é apenas o início, apenas a primeira demonstração da integração profunda da RA no iOS 12. Algo que certamente nos dará novas experiências para o teu iPhone ou iPad num futuro próximo.

Maior descanso para o utilizador de iPhone e iPad com o iOS 12

Para além do já bastante divulgado modo de agrupamento das notificações, temos um reforço do modo "Não perturbar". Através deste, o utilizador terá menos alerta e uma menor tentação em abrir o iPhone ou iPad durante a noite, por exemplo.

Com efeito, com o iOS 12 o teu iPhone e iPad não apresentarão qualquer tipo de notificações. Isto durante o tempo definido pelo utilizador para período de descanso. Por outras palavras, durante o horário que tu definires, não terás qualquer tipo de tentações.

Algo igualmente importante será a nova aplicação e possibilidade de veres exatamente quanto tempo tens gasto no teu smartphone. Quanto tempo e a fazer o quê. Algo que te poderá ajudar a controlar a tua dependência ou vício na utilização do smartphone em si.

"Modo Não Perturbar" - agora reforçado no iOS 12 da Apple

Claro que o iOS 12 só por si não diminuirá a tua utilização. Contudo, dar-te-á as ferramentas para saber se estás a passar tempo a mais no teu iPhone ou iPad. Será, mais uma ferramenta para o utilizador.

Será particularmente útil para os pais que queiram saber exatamente o que é que os seus filhos estão a fazer no iPhone ou iPad. Seja o tempo que passam no Facebook, YouTube ou qualquer outro tipo de aplicação.

Todas as notificações, agora agrupadas no teu iPhone e iPad

Algo que já foi extensamente abordado na 4gnews mas que libertará muito tempo (e paciência) ao utilizador. A partir de agora, todas as notificações enviadas por uma aplicação estarão agrupadas como tal. Acabou-se a desorganização e poderás limpar todas as notificações de uma só vez.

Animoji...Memoji...

Apresentados pela Apple em setembro último, os Animoji receberão novos personagens com o iOS 12. Terás o tigre, coala, T-Rex e claro, o novo fantasma. Terás ainda a possibilidade de por a língua de fora porque...bem...é isso.

Algo que foi tirado diretamente do livro da Samsung foram os novos Memoji que podem ser aplicados logo através da aplicação da câmara. Aqui ao contrário dos AR Emoji da concorrente sul-coreana.

O iOS 12 chega no fim do Verão aos iPhone e iPad da Apple

A lista de novidades é algo comedida mas é de louvar a grande disponibilidade. Isto é, temos aqui uma grande quantidade de dispositivos móveis, incluíndo os mais recentes iPod. Temos também dispositivos mais antigos como os iPhone 6.

Espera-se que a nova versão do sistema operativo chegue a partir do setembro de 2018. Aqui partindo do pressuposto que a Apple não altera o seu calendário de lançamentos e atualizações.

E tu, tens algum dispositivo da tecnológica de Cupertino incluído nesta lista? Poderás ver todas estas novidades mais abaixo, em vídeo.

Assuntos relevantes na 4gnews

OS

e e voltarão a tribunal

Phone X revelado

Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.