Apple: iMessage promete ser um dos temas centrais da WWDC deste ano

Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
Tempo de leitura: 2 min.

Será na próxima segunda-feira o arranque da edição deste ano da WWDC. A 7 de junho acontecerá a principal keynote da conferência que nos vai detalhar o próximo ano do software desenvolvido pela Apple.

Por entre tudo aquilo que a Apple irá revelar, tudo indica que o iMessage terá um papel importante na edição deste ano da WWDC. O que indicia isso mesmo é o próprio material promocional ao grande evento da empresa americana.

iMessage inspirou o material de promoção à WWDC 2021

A poucos dias do arranque deste importante evento para os programadores do mundo Apple, a empresa já colocou no Youtube o local onde será transmitida a apresentação previamente gravada. A imagem de destaque dessa transmissão transpira inspiração na plataforma de troca de mensagens da empresa.

Tal como podes ver acima, a imagem está inundada de emojis, bolhas do iMessage, Tapback e até o efeito de ecrã completo da aplicação. Pormenores que fazem transparecer um foco redobrado na plataforma de troca de mensagens.

Se isso não for bastante, podemos ainda atentar à rede social Twitter e à hashtag criada para a WWDC21. Também esta ostenta uma bolha similar às do iMessage, com uma reação positiva.

Este conjunto de artefactos indiciam fortemente que a edição deste ano da WWDC coloque um foco especial na plataforma iMessage. Ademais, vários rumores apontam, de facto, que durante este evento sejam apresentadas muitas novidades para este serviço.

iMessage vai aproximar-se mais de plataformas como Facebook Messenger ou WhatsApp

Tudo aponta que as novidades a serem apresentadas pela Apple na próxima semana transformem o iMessage numa plataforma mais social. O objetivo da tecnológica americana será aproximar o seu serviço dos concorrentes detidos pelo Facebook e similares.

Aliás, essa é a crença partilhada pelo conceituado analista Mark Gurman, afirmando que a Apple pretende oferecer uma melhor concorrência ao Messenger ou WhatsApp. A ideia é que o iMessage atue mais como uma rede social.

Para tal, a plataforma da Apple deverá receber novidades como reações às mensagens, indicadores de digitação em grupos de conversação ou redefinir mensagens como não lidas. Funcionalidades alvo de testagem interna há vários meses.

Editores 4gnews recomendam:

  • Apple poderá apresentar um novo sistema operativo na WWDC
  • Próximo iPad Pro pode ter algo (até agora) exclusivo dos iPhone
  • Apple reforça medidas de privacidade nas AirTags e pisca o olho ao Android
Carlos Oliveira
Carlos Oliveira
No 4gnews desde 2015, escreve e acompanha as últimas tendências, sobretudo smartphones, para que os leitores estejam sempre bem informados.