Apple iMessage no Android? Eis o que a Google pretende

Bruno Coelho
Comentar

O distanciamento da Apple com o iMessage continua a dar que falar. Recentemente a Google criticou a Apple pelo denominado “bullying” de cores que faz no iMessage entre o azul (quem tem iPhone) e o verde (quem não tem)

Isto surge porque a Apple não suporta o padrão do Android (RCS) no iMessage. Caso não saibas, este é o padrão criado para melhorar o SMS, e que traz às clássicas mensagens as funcionalidades de serviços como o WhatsApp.

Na sua essência, é isso que o iMessage faz, mas entre utilizadores da Apple. A Google não pede à Apple que disponibilize o iMessage para Android, mas pede “para suportar o padrão de indústria de mensagens modernas no iMessage, tal como suporta o SMS e MMS”.

We’re not asking Apple to make iMessage available on Android. We’re asking Apple to support the industry standard for modern messaging (RCS) in iMessage, just as they support the older SMS / MMS standards.

— Hiroshi Lockheimer (@lockheimer) 10 de janeiro de 2022

Este pedido foi revelado vice-presidente da Google, Hiroshi Lockheimer, no Twitter. Isto porque no iMessage só podes enviar SMS para utilizadores Android, mas tens todas as vantagens do RCS se enviares algo para utilizadores de iPhone com o iMessage ativado.

Um estudo recente do Wall Street Journal revelou que esta pequena diferença leva muitos jovens a sentir a pressão de mudar para iPhone. Isto porque ao terem Android estão a “perder” funcionalidades do muito utilizado iMessage.

“O suporte do RCS melhoraria a experiência para utilizadores de iOS e Android. Isso mesmo, o RCS também melhorará a experiência e a privacidade dos utilizadores do iOS”, afirma o executivo da Google.

Editores 4gnews recomendam:

Bruno Coelho
Bruno Coelho
Vive entre a paixão pela escrita, a música e a tecnologia. Licenciou-se em Ciências da Comunicação na Universidade da Beira Interior em 2015, e fez parte da equipa que fundou o Jornal de Belmonte. Produziu vários podcasts independentes pelo caminho. Come especificações ao pequeno-almoço.