Tim cook worried

Ontem tive a oportunidade de ver um filme que já à muito aguardava, Snowden. Este filme não só nos dá um relato do que aconteceu com o maior leakster da história da Humanidade (ele ou Wikileaks vá), mas também nos dá uma verdade terrível, estamos constantemente a ser observados.

Hoje em dia basta o teu número de telefone estar nos contactos da pessoa errada para teres a tua vida passada a pente fino e embora a maior parte de nós não esteja a esconder nada, continua a ser bizarro.

   

Vê ainda: Smartphones Android de gama-baixa podem estar a enviar os teus dados para a China

Depois da polémica que existiu entre Apple e FBI, onde a empresa de Cupertino se recusou a fornecer acesso ao telefone do atirador de S. Bernardino, todos acreditávamos que ao estar com a Apple, estaríamos minimamente seguros, pois bem, pensa de novo.

apple-iphone-7-plus-4gnews

Vladimir Katalov, CEO da empresa de segurança Elcomsoft, admitiu numa entrevista ao site THE INTERCEPT que a Apple está a guardar todas as nossas informações de chamadas e tempo de chamadas num servidor privado.

As informações guardadas vão desde o tempo de chamada ao número de contacto, seja na aplicação normal ou app de terceiros como Whatsapp, Viber, etc.

Mais interessante do que esta informação é que a Apple admite que de facto faz isto mesmo. As razões passam pelo ecossistema dos Sistemas Operativos, ou seja, só terás acesso a este tipo de informações em todos os equipamentos se houver este tipo de partilha de informação com a Apple.

Não percas: Apple poderá lançar os seus Smart Glasses que funcionarão em conjunto com o teu iPhone

Isto é a história do iCloud a repetir-se de novo. A empresa de Cupertino já passou um mau bocado quando as contas iCloud de celebridades foram hackeadas postando fotografias íntimas na internet, e a Apple volta a referir que as pessoas terão de ter passwords seguras de forma a não serem enganadas.

Vladimir Katalov referiu ainda que qualquer pessoa com bom conhecimento técnico terá a capacidade de aceder a esse servidor e com a password de iCloud ter acesso a todas as informações teoricamente seguras.

Apple Tim Cook

Mais importante do que nunca, toma cuidado quando recebes um email que te solicitam dados, seja ou não da Apple, o mais provável é ser um phishing. 

Infelizmente a Apple não deixa alternativa ao utilizador de desactivar apenas essa função do iCloud, e se estás conectado tens “obrigatoriamente” de partilhar a informação, algo que vai contradizer o que Tim Cook referiu numa conferência logo depois do caso Snowden ter assolado o mundo.

Acreditamos em dizer [ aos utilizadores] diretamente o que se passa e o que se passará com as suas informações pessoais” –Referiu Tim CookSe mudares de ideia no futuro,  faremos com que parar de partilhar informação seja uma tarefa simples. Todos os produtos Apple são desenhados com esse princípio. Quando pedimos para utilizar a tua informação é para te dar uma melhor experiência

Honestamente sei que é impossível viver no mundo tecnológico com privacidade, contudo, quando partilho algo com o mundo é sinal que não me importo que saibam, mas quando é para ficar entre portas, o assunto é diferente.

Talvez queiras ver:

Novo rumor afirma um iPhone 8 sem bordas laterais em volta do ecrã

iPhone 8: Só um modelo terá ecrã OLED

Alegado protótipo do Huawei P10 emerge na internet

ViaTechnobuffalo
FonteThe Intercept
Fundador do projeto 4gnews, sempre olhei para a tecnologia como um pedaço de nós. Desde cedo ligado ao mundo tecnológico, este é literalmente o meu trabalho de sonho. Amante de vinho e apaixonado pelo meu Vit. Guimarães, acredito ainda que todas as nossas acções são o gatilho para o nosso futuro.