Apple: 5 grandes melhorias a caminho dos iPhone 12s

Rui Bacelar

Os telemóveis Apple para 2021 serão apresentados em setembro, com o lançamento no mercado a ocorrer nas semanas seguintes, caso não surja nenhum imprevisto como em 2020. Entretanto, as fugas de informação continuam a dar-nos pistas sobre o que marcará a próxima geração de smartphones iOS, com melhorias promissoras em diversos quesitos do telefone Apple.

Em seguida damos a conhecer os pontos que têm sido repetidamente mencionados pelas fugas de informação. São, sobretudo, rumores e detalhes técnicos, além de palpites instruídos e baseados no histórico de lançamentos da gigante de Cupertino. Destacamos ainda o facto de a nomenclatura não estar definida, podendo chamar-se iPhone 12s, ou iPhone 13.

1. Processador Apple A15 Bionic

Apple iPhone 12s

Expectável, e desejável. A primeira e maior melhoria dos iPhone 12s será o novo processador, mais poderoso e eficiente que o antecessor. Tal como o A14 lançado em 2020, o novo processador Apple A15 Bionic manterá a litografia de 5 nm, mas contamos com otimizações do desempenho e redução do consumo energético.

São incrementos já tradicionais com a apresentação de cada nova geração de iPhone. Aliam a otimização de software, com outros ajustes efetuados pelos engenheiros da Apple para melhorar o desempenho e aumentar a autonomia de bateria do novo iPhone.

Aponta-se ainda um modem 5G mais eficiente, sendo atualmente um dos vetores que mais energia consome nos iPhone 12.

2. Câmara mais avançada nos iPhone 12s

Apple iPhone 12s

Em 2020 os modelos Pro reúnem os melhores componentes fotográficos, sobretudo o iPhone 12 Pro Max. Em 2021, contudo, tecnologias como o Sensor-Shift OS podem migrar também para o modelo iPhone 12s Pro, além do modelo de topo, Max.

Ao mesmo tempo, contamos com melhores óticas para todos os quatro modelos de iPhone 12, com novos elementos para diminuir a distorção nas objetivas grande-angular. Aliás, não é de descartar a introdução de novas tecnologias para a câmara, tanto ao nível de hardware - como prova o Sensor-Shift OS - mas também no software e processamento da imagem - veja-se o Apple ProRaw.

Também o sensor LiDAR pode chegar a mais modelos de iPhone, permitindo-lhes explorar as capacidades de realidade aumentada (RA), guardadas em 2020 para o modelo mais caro.

O departamento fotográfico tem reunido as maiores inovações da Apple a cada nova geração e contamos com a manutenção desta tendência para os iPhone 12s.

3. Redução da notch no telefone Apple

Apple iPhone 12s

O incómodo que se tornou em imagem de marca para o iPhone. Apesar de inconveniente, o notch tornou-se sinónimo de iPhone e, ao observarmos esta caraterística num smartphone, rapidamente a associamos ao nome "Apple iPhone".

Dito isto, em 2021 o notch não vai desaparecer. Não o pode fazer. Mas, por outro lado, pode ser reduzido - algo que tem vindo a ser apontado desde que essencialmente foi apresentado com o iPhone X e, sim, contamos com a sua redução este ano.

Para reduzir o tamanho do notch a Apple terá que fundir vários componentes e mudar ligeiramente o design do telefone. De acordo com as fugas de informação este é o caminho que a empresa tem seguida, o esforço compactação de vários sensores num só.

Há fugas de informação a reportar que o módulo de sensores essenciais para o Face ID é significativamente menor. Leia-se, portanto, é possível reduzir o notch na próxima geração de telefones Apple.

4. Ecrã com alta taxa de atualização nos novos iPhone 12s

Apple iPhone 12S

O ecrã dos Apple iPhone 12s será outras das áreas com melhorias significativas em 2021. Segundo a TheElec, a Samsung será a fornecedora exclusiva de ecrãs para a nova geração de telefones Apple, o que trará uma notória melhoria de qualidade a todos.

A quem procura comprar um iPhone, em 2021 deverá ter finalmente a alta taxa de atualização nos ecrã. Os rumores apontam até 120 Hz na frequência de atualização da imagem apresentada pelo display, algo que torna a navegação mais suave e orgânica.

Desse modo, os iPhone 12s serão melhores para jogar, sobretudo em títulos que exijam mais atenção como shooters e o género MOBA, Fortnite, PUGB Mobile, entre outros. Trata-se de uma caraterística já popular entre o universo Android.

5. Ecrã LTPO para o novo iPhone de 2021

Apple iPhone 12s

Por fim, o tipo de ecrã produzido pela Samsung será um LTPO, ou Low-Temperature Polycrystalline Oxide. Este tipo de ecrã é capaz de ajustar automaticamente a taxa de atualização dos ecrãs, sem necessidade de ação por parte do utilizador.

Esta mesma tecnologia está presente nos Samsung Galaxy S21 Ultra cuja taxa de atualização varia entre os 10 Hz a 120 Hz consoante a aplicação e conteúdo que esteja a apresentar. Esta automação também resulta em economia de energia.

Em síntese, os LTPO são o melhor tipo de ecrãs AMOLED que podemos encontrar num dispositivo móvel. Permitem tirar proveito da alta taxa de atualização quanto tal se justifica e, nas demais ocasiões, adaptam este valor para poupar energia.

Antes de ires, vê todos os rumores sobre estes telefones, como repositório da informação que tem vindo a ser divulgada. Aí terás mais informações sobre a próxima geração de Apple iPhone e mais previsões com base nas fugas e rumores.

Recordamos que a nova geração de telefones Apple deve ser apresentada em setembro próximo. Sem informações relativamente aos preços.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.