Apple puxa o tapete à Google ao bloquear aplicações internas

António Guimarães
António Guimarães
Tempo de leitura: 1 min.

Para facilitar a distribuição de testes de aplicações internamente, a Apple disponibiliza certificados a várias empresas de tecnologia. O Facebook e Google são alguns exemplos.

Todavia, uma das regras desses certificados é que as empresas não podem aproveitá-los para distribuir aplicações a consumidores. Segundo a empresa de Cupertino, tanto a Google como o Facebook são culpados de quebrar o acordo.

De acordo com o GSMArena, há uns dias a Apple "apanhou" o Facebook a utilizar os seus certificados de forma indevida. Os mesmos foram revogados de imediato e restabelecidos durante o dia de ontem.

Apple revogou todos os certificados da Google Enterprise

Subitamente, a Apple fez o mesmo à empresa de Mountain View e revogou todos os seus certificados. Nesse sentido, programadores ou quaisquer funcionários estão impedidos de correr aplicações Google em iPhone.

Entre as aplicações suspensas estão novas versões do Google Maps, Hangouts e mesmo Gmail. Adicionalmente, aplicações de transporte ou alimentação estão também bloqueadas. Não se brinca com a empresa da maçã.

Coincidentemente, estava a ser testada uma aplicação chamada Screenwise Meter. Esta aplicação monitoriza a maneira como as pessoas utilizam os iPhone à semelhança do Facebook Research. Esta pode ter sido a gota de água para Apple, pois a mesma pretende evitar ao máximo escândalos de privacidade.

Após o restabelecimento dos certificados para o Facebook, foi feito um aviso que qualquer programador que utilize os certificados indevidamente verá os mesmos removidos. Esta "agressividade" remete-nos para o sistema fechado e privado que a Apple orgulha-se de manter.

Contudo, tanto a Google como a Apple afirmaram em entrevistas que estão a trabalhar para resolver a questão internamente. Resta saber quanto tempo este bloqueio vai demorar e quem é que vai dar o "braço a torcer".

Editores 4gnews recomendam:

RIP Google+: Em Abril diz adeus à rede social que nunca foi

Youtubers são vítimas de extorsão por direitos de autor

OnePlus aproveita o seu grande sucesso para gozar com a Apple

António Guimarães
António Guimarães
Juntamente com os seus atuais companheiros Mi A2 e Surface Go, batalha para elucidar as massas sobre todos os acontecimentos da esfera tecnológica. "Informação é poder" é a frase que o acompanha diariamente. Talvez um dia a coloque numa t-shirt.