Apple faz chegar o FaceTime ao Android e ao Windows 10

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Tempo de leitura: 3 min.

A World Wide Developers Conference (WWDC) 2021 trouxe-nos os mais recentes desenvolvimentos da tecnológica de Cupertino no campo do software. O primeiro dia trouxe-nos novidades como o iOS 15, macOS Monterey e até uma "revolução" para o FaceTime.

O serviço e plataforma de videochamadas da Apple passa a contemplar utilizadores que não estejam no ecossistema da empresa. Mais concretamente, será possível convidar utilizadores de tablets e smartphones Android, bem como de computadores Windows.

A WWDC 2021 trouxe-nos várias novidades para o FaceTime da Apple

Tal como numa videoconferência via Zoom, também o serviço FaceTime da Apple permitirá agregar qualquer utilizador interessado independentemente da plataforma. Para tal, é necessário que o utilizador Apple tire partido dos novos FaceTime Links.

Mais concretamente, será possível agendar previamente chamadas ou conferências no FaceTime e enviar um link, a ligação para utilizadores de smartphones Android e computadores com Windows 10. Através dessa ligação, os utilizadores externos ao ecossistema poderão assim juntar-se às chamadas do FaceTime.

Até ao momento, note-se, o serviço FaceTime só estava disponível para utilizadores Apple, mais concretamente para dispositivos como os iPhone, iPad e computadores Mac.

O acesso ao FaceTime será feito através da Web

Tal como ilustra sucintamente o vídeo acima, os interessados terão que se juntar às chamadas através da versão web do serviço da Apple. Portanto, não teremos uma app disponível para Android, apenas uma versão Web de que qualquer utilizador se poderá socorrer.

Trata-se, ainda assim, de um conceito já familiar, muito próximo do WhatsApp Web. Note-se que também a esta plataforma nos podemos juntar e usar através do computador em diversos sistemas, incluindo os dispositivos móveis via browser se assim quisermos.

Importa também frisar que para já não há uma data definida para a chegada desta opção aos utilizadores. No entanto, nas versões beta do iOS 15 a mesma já se encontra presente, ainda que não esteja plenamente funcional nestas primeiras compilações.

O FaceTime é o novo "Zoom" da Apple

Acreditamos que os FaceTime Links e o respetivo acesso ao FaceTime a utilizadores de Android e Windows 10 coincida com a disponibilização geral do iOS 15.

Se me permitem um palpite educado, caso a Apple mantenha a sua habitual calendarização, a mesma chegará em finais de setembro de 2021, já presente nos iPhone 13.

O FaceTime manterá o seu cariz pessoal, não sendo propriamente uma plataforma de trabalho e reuniões síncronas como o Zoom ou Google Meet. Ainda assim, ao estar disponível e incluir utilizadores até então privados da sua plataforma, poderá então ser usado sem restrições.

O SharePlay é ideal para juntar os amigos e a família via FaceTime

Ao mesmo tempo, damos conta da chegada do SharePlay ao FaceTime. A novidade comprova o seu cariz familiar e pessoal, tornando possível assistir a vídeos, séries, músicas ou filmes em simultâneo.

Os utilizadores poderão assim organizar e agendar sessões de visualização de um qualquer conteúdo das plataformas Disney Plus, Hulu, Twitch, HBO Max e claro, do Apple Music e Apple TV Plus.

Em síntese, vemos no FaceTime um elemento de coesão em todo o ecossistema de Cupertino, podendo futuramente servir de porta de entrada para novos utilizadores.

As novidades deverão ficar amplamente disponíveis durante o outono, coincidindo com a chegada do iOS 15.

Editores 4gnews recomendam:

  • WWDC 2021: todas as novidades apresentadas na keynote da Apple
  • Apple apresenta o watchOS 8. Mais funções de saúde e mais personalização
  • Apple apresenta oficialmente o iPadOS 15. A revitalização que o iPad necessitava
Rui Bacelar
Rui Bacelar
O Rui ajudou a fundar o 4gnews em 2014 e desde então tornou-se especialista em Android. Para além de já contar com mais de 12 mil conteúdos escritos, também espalhou o seu conhecimento em mais de 300 podcasts e dezenas de vídeos e reviews no canal do YouTube.