Apple: estes nomes de rede podem desativar a função Wi-Fi nos iPhone

Rui Bacelar
Comentar

Há um novo bug ou erro que pode estragar a experiência de utilização de um Apple iPhone. Em causa está a desativação forçada da funcionalidade Wi-Fi, impedindo assim o smartphone iOS de se ligar à Internet por outro meio que não a ligação de dados.

A propósito, já no passado mês de junho foi descoberta uma falha similar no iOS que provocava a inoperabilidade da função Wi-Fi nos smartphones da Apple. O assunto foi agora aprofundado por um investigador de segurança, revelando um cenário preocupante.

Há certos nomes que desativam permanentemente a função Wi-Fi

You can permanently disable any iOS device's WiFI by hosting a public WiFi named %secretclub%powerResetting network settings is not guaranteed to restore functionality.#infosec #0day

— Carl Schou (@vm_call) 4 de julho de 2021

A descoberta foi feita pelo investigador Carl Schou e partilhada no seu perfil de Twitter. Aí, Schou aponta que, na eventualidade de um smartphone Apple estiver nas imediações - ao alcance - de uma rede Wi-Fi nomeada "%secretclub%power", ocorre um bug severo.

Caso se verifiquem estas condições, a função de Wi-Fi e todas as funções a ela associadas deixam de funcionar. Aliás, de acordo com o investigador mesmo que sejam repostas as definições de Wi-Fi não é resolvido este bug, nem ao reiniciar o iPhone.

Com efeito, a frustração causada num Apple iPhone que esteja ao alcance de uma rede apelidada de "%secretclub%power" é severa e só pode ser resolvida com uma reposição geral de fábrica. Em síntese, o iPhone terá que ser reposto, eliminando todos os dados.

Só uma reposição de fábrica resolve o problema causado nos Apple iPhone

Seriously, I still don’t have WiFi pic.twitter.com/AaF9IQBvCp

— Carl Schou (@vm_call) 4 de julho de 2021

Tal como noticiamos na 4gnews no último mês, a razão de ser deste comportamento análogo prende-se com a própria configuração do sistema iOS.

No entanto, ao contrário da situação previamente descrita que podia ser corrigida com uma reposição das definições de rede no iPhone, o cenário agora descrito é mais agudo. Note-se que só uma reposição de fábrica devolver a função Wi-Fi ao utilizador.

Recapitulando, na primeira instância o iPhone desativava a função Wi-Fi sempre que o utilizador se tentava ligar a uma rede cujo SSiD contivesse carateres como “%p%s%s%s%s%n”. Nesse caso, teria que repor as definições de rede Wi-Fi.

Neste caso, ao ser detetada uma rede Wi-Fi com o SSiD "%secretclub%power" o dano, ainda que temporário, é consideravelmente mais severo. O utilizador tem que proceder a uma reposição completa (de fábrica) do seu iPhone para poder voltar a usar o Wi-Fi.

Evitem ligar-se a este tipo de redes Wi-Fi

Em síntese, é provável que existam mais variantes e variáveis associadas a este erro e capazes de o induzir no iPhone. Desse modo, exortamos os nossos leitores a evitarem utilizar carateres como %p%s%s%s%s%n para nomear as suas redes Wi-Fi.

Mais ainda, mantenham os respetivos telefones Apple afastados de redes Wi-Fi apelidadas de "%secretclub%power" sob pena de terem que repor o iPhone.

Por fim, aguardamos pela atualização de software para o iOS que venha, eventualmente, a corrigir esta falha no sistema. Ainda que a mesma não represente uma ameaça para a segurança do utilizador, é deveras frustrante.

Editores 4gnews recomendam:

Rui Bacelar
Rui Bacelar
Na escrita e comunicação repousa o gosto, nas leis a formação. É na tecnologia que encontrou o seu expoente máximo e na 4gnews a plataforma ideal para a redação e produção de vídeo.