Conforme avança o The Wall Street Journal, a Apple está a ser processada pela Shanghai Zhizhen Network Technology Co., uma empresa chinesa de inteligência artificial. A empresa, também conhecida como Xiao-i, alega que a Apple está a infringir as suas patentes com a assistente de voz Siri.
Mais especificamente, a Xiao-i alega que a Siri é uma cópia da sua assistente, que possui a mesma arquitetura e funcionalidades como enviar mensagens e configurar alarmes por voz. A Xiao-i está a solicitar 1.43 mil milhões de dólares em indemnizações.
Além disso, a empresa chinesa solicita que a Apple cesse a produção e venda de todos os produtos que violem a patente mencionada. O processo foi validado pelo supremo tribunal da China. No entanto, a Apple ainda não respondeu ao processo, nem ao The Wall Street Journal.
Conflito entre a Apple e Xiao-i tem quase 10 anos
Este não é o primeiro conflito entre a Apple e a Xiao-i, pois ambas as empresas já andam em disputa há vários anos. A primeira acusação de violação de patentes contra a Siri data de 2013. A Xiao-i já anda a desenvolver o seu sistema de inteligência artificial desde 2003.
A inteligência artificial, também denominada Xiao-i, começou como um bot para conversas no Windows Live Messenger (MSN). Desde então, a plataforma migrou para os sistemas operativos Android e iOS. Desde 2009 que a Xiao-i está registada como assistente virtual. Em relação à Siri, a mesma foi adquirida pela Apple em 2010, ainda sobre a direção de Steve Jobs.
Editores 4gnews recomendam:
- Apple comprou empresa que fazia dos seus iPhones um gadget totalmente diferente!
- Android e iOS perdem a Cortana! Microsoft tem outros planos
- Eis o preço do novo Google Pixel 4a! Um concorrente ao OnePlus Nord?