O início fulgurante nas pré-vendas dos novos smartphones que a Apple poderia estar à espera, parece não estar a acontecer. Quem o diz é o analista Ming-Chi Kuo, que fala de resultados fracos nos iPhone 16 Pro no início das pré-vendas no site oficial da Apple.
Os números gerais revelam que existiram qualquer coisa como 37 milhões de unidades a serem vendidas pela Apple no primeiro fim de semana de pré-venda. Ou seja, existiu uma descida de 12,7% face ao primeiro fim de semana de vendas dos iPhone 15.
Estes números foram mandados para baixo principalmente pelo desempenho de vendas inferior do iPhone 16 Pro e iPhone 16 Pro Max. Face ao ano anterior, o iPhone 16 e o iPhone 16 Plus até tiveram melhor desempenho de vendas.
Ausência da Apple Intelligence na base da descida dos números
Uma das novidades mais badaladas nos últimos meses nos iPhone 16 é a Apple Intelligence, a Inteligência Artificial da Apple. O problema é que esta não se encontra lançada em pleno com os novos dispositivos, inclusive em muitos países como Portugal não tem sequer previsão de lançamento nos próximos tempos.
Quando uma das principais novidades associada aos dispositivos não se encontra totalmente disponível no lançamento, isso poderá demover alguns possíveis interessados da compra. Até porque não é aconselhável comprar um smartphone com promessas do que fará ou terá no futuro, mas sim no que fornece mal o tiramos da caixa.
Apesar deste primeiro fim de semana de pré-venda abaixo do esperado, os planos de produção da Apple não devem mudar a longo termo. O analista refere que a Apple manterá possibilidades de subir as vendas com o lançamento da Apple Intellingence e com a chegada das promoções habituais nas festas de final de ano.